Formigamento: causas e doenças relacionadas


Quem nunca sentiu formigamento, principalmente nas extremidades do corpo? Embora possa ser absolutamente inofensiva essa sensação, em alguns casos, é preciso estar atento ao sinais do corpo, porque o formigamento pode estar relacionado a alguma doença grave.

Mas o que é um formigamento? O neurologista André Felicio explica que se trata de uma “sensação sem estímulo” ou “parestesia”, isto é, uma pessoa sente o formigamento sem que tenha havido um estímulo mecânico local.

O formigamento pode estar relacionado a causas neurológicas parestésicas que acometem os nervos, estruturas do nosso corpo que carregam informações da periferia para o sistema nervoso central (SNC) e do SNC para a periferia. Algumas doenças têm relação com a manifestação dos nervos, como diabetes, problemas renais, distúrbios da tireoide e deficiências de vitaminas e doenças inflamatórias, como vasculites (inflamação dos vasos).

Se os formigamentos não acontecem com frequência, provavelmente não indicam uma doença, mas, se eles são constantes, deve-se procurar orientação médica para investigar a sua causa. As regiões onde são mais comuns aparecerem os formigamentos são mãos, pés, pernas e braços.

Veja, a seguir, algumas possíveis causas do formigamento:

– Ficar na mesma posição por um longo tempo.

– Lesão em um nervo.

– Pressão sobre os nervos espinhais, como consequência de uma hérnia de disco.

– Ter níveis anômalos de cálcio, potássio ou sódio no organismo.

– Carência de vitaminas, principalmente de vitamina B12.

– Consumo de bebidas alcoólicas e/ou de tabaco, pois o chumbo gera danos aos nervos.

– Mordidas de animais e picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas.

– Uso de certos medicamentos.

Dentre as doenças que podem apresentar como sintoma o formigamento estão:

Diabetes

O diabetes se manifesta quando os níveis de açúcar no sangue aumentam. Um dos sintomas mais comuns da doença é o formigamento como sinal de fluxo sanguíneo insuficiente. Deve ser tratada para evitar a formação de gangrenas.

Esclerose múltipla

O formigamento é um dos primeiros sinais dessa doença, que pode ser ainda mais incômodo quando ocorre a sensação de ardor. Isso acontece devido à insuficiência de fluxo sanguíneo nas pernas e mãos e a problemas no sistema nervoso.

Doença de Buerger

Essa enfermidade, que está relacionada ao consumo de tabaco, se manifesta por uma dor provocada pela falta de fluxo sanguíneo. Uma constante dormência nas mãos e nos dedos é sentida pela pessoa. Em casos mais graves, pode até causar uma gangrena.

Problemas circulatórios

É comum, quando uma pessoa tem algum problema circulatório, sentir formigamento. Isso pode ocorrer em casos de a pessoa estar com fadiga e exaustão nervosa. Se o formigamento aumentar, pode ser sinal de algo mais grave.

Se os formigamentos tornarem-se constantes, um médico deve ser procurado.

Especialmente indicado para você:

DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

CUIDADO COM OS JEANS APERTADOS! ELES PODEM DANIFICAR A CIRCULAÇÃO E OS NERVOS

DOENÇA DE CROHN PODE TER COMPLICAÇÕES FATAIS → SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Fontes: melhorcomsaude, minhavida




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...