Purificar o fígado: 13 remédios naturais caseiros


O fígado é um órgão importante para o funcionamento adequado de todo o organismo. Purificar o fígado melhora as funções digestivas e o funcionamento dos intestinos; ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos e fortalece o sistema imunológico.

Se o fígado funciona bem, toda a digestão prossegue sem problemas e o corpo consegue se liberar das toxinas e substâncias indesejadas.

Há muitos remédios naturais que ajudam a purificar o fígado, para iniciar um programa de desintoxicação dedicado a todo o organismo.

Damos aqui algumas sugestões úteis para cuidar deste órgão vital, mas procure um médico ou um fitoterapeuta para obter mais informações ou para seguir um tratamento personalizado.

Água e limão

Beber um copo de água morna com limão em jejum na parte da manhã é considerado um remédio natural para purificar o fígado. Além disso, esta mistura ajuda a regular o intestino e a expulsar as toxinas através das fezes.

A água morna, ou quente, é usada para neutralizar o possível efeito adstringente do limão.

Este é praticamente um remédio sem receita e sem contraindicação. Basta misturar o suco de um limão, ou metade se for grande, adicionar à água morna e beber em jejum toda manhã. Experimente e acompanhe a melhora

Dente-de-leão

O dente-de-leão também é usado como remédio natural para a purificação do fígado. É uma das ervas amargas e selvagens consideradas ótimas para promover o bom funcionamento deste órgão.

A planta pode ser usada na preparação de infusões e é fácil encontrar em lojas de produtos naturais.

Teu fígado vai agradecer se você fizer um chá de dente-de-leão de vez em quando. A receita é fácil: basta colocar um punhado da planta seca em água quente e deixar esfriar para beber morno.

Já para tomar cápsulas, comprimidos ou extratos, é recomendável consultar um médico ou fitoterapeuta antes, para não errar na dose e para fazer uso seguro da planta principalmente se estiver tomando algum medicamento.

Florais de Bach

O floral de Bach chamado Crab Apple é considerado útil para a purificação do fígado, e em geral de todo o organismo.

Este floral, no nível emocional, é recomendado para pessoas que têm vergonha de sua aparência física e são propensas a se considerarem “tóxicas”.

Crab Apple é recomendado para aqueles que querem começar um período de desintoxicação.

Cardo-de-leite

O cardo-de-leite (Silybum marianum) também conhecido como cardo-mariano ou cardo-de-santa-maria, é uma planta selvagem de origem mediterrânea.

Seus frutos são ricos em um antioxidante chamado silimarina, que é um conjunto de flavonóides de atividade hepatoprotetora que ajudam também na regeneração dos hepatócitos (células do fígado).

O uso pode ser em forma de chá (3 ou 4 xícaras por dia) ou em capsulas ou comprimidos (1 a 5 gr/dia).

Mas de um modo ou de outro, o recomendável é pedir indicação médica para as doses seguras.

Grama de cevada

A cevada é considerada uma verdadeira panaceia para desintoxicar o corpo por meio da purificação do fígado. É muito rica em clorofila, que tem um reconhecido poder desintoxicante, antibacteriano, imunoestimulante e alcalinizante.

O pó da grama de cevada pode ser usado na preparação de bebidas para purificar e remineralizar o organismo, simplesmente adicionando-o aos sucos ou em outras preparações como bolos, pães.

Suco de cenoura

O suco de cenoura é considerado ótimo para purificar o fígado. Suco de cenoura com alecrim estimula as funções deste órgão. Experimente combinar as cenouras com algumas agulhas de alecrim na preparação de seus sucos caseiros. Além de gostos

Bardana

A bardana é utilizada na preparação de infusões boas para a purificação do fígado. A bardana é purificante, hipoglicemiante e ajuda a controlar o colesterol.

Para a preparação do chá utilize as raízes da bardana. A receita é usar uma colher de sopa de bardana em 300 ml de água para preparar um chá para duas doses.

Extrato ou chá de alcachofra

O extrato de alcachofra é utilizado em fitoterapia para ajudar a purificar o fígado, especialmente no caso de problemas digestivos, níveis elevados de colesterol e fígado gordo.

O extrato hidroalcoólico, ou tintura, é usado para preservar e explorar as propriedades das plantas, e recomendado em casos de distúrbios agudos, para se obter bons resultados num curto espaço de tempo.

O uso do extrato porém deve ser recomendado por um médico ou fitoterapeuta, já o chá de alcachofra pode ser facilmente preparado em casa usando as folhas e folhas secas, conforme recomendado na embalagem, ou o saquinho do chá pronto para imersão em água quente.

Seiva de bétula

A seiva de bétula é um remédio antigo sazonal usado principalmente na primavera para purificar o corpo após o inverno, a época do ano em que tendemos a comer alimentos mais pesados e a digestão pode se sobrecarregar, repercutindo sobre o fígado.

Recomenda-se tomar uma colher de chá em jejum por 3 semanas seguidas, mas é melhor consultar um médico ou fitoterapeuta para recomendar a dose adequada para cada pessoa.

Suco de Aloe Vera

O suco de Aloe Vera é utilizado na preparação de bebidas depurativas concebidas para promover um trânsito intestinal regular e melhorar as funções digestiva e hepática.

Este suco, juntamente com uma dieta leve, rica em frutas e vegetais, pode ser parte de um programa de desintoxicação que irá beneficiar todo o organismo.

Boldo-do-Chile

Esse é um remédio ótimo para curar o fígado rapidamente. Se você tiver a planta em casa, amasse as folhas em um pilão, coloque em um copo com água e beba.

Outra opção é colocar algumas folhas em uma garrafa d’água, deixá-la na geladeira e ir bebendo aos poucos durante o dia.

Também pode fazer o chá de boldo-do-chile, as folhas secas são fáceis de encontrar no mercado, ou os saquinhos prontos nos supermercados.

Este é o remédio caseiro mais famoso contra males do fígado.

Jurubeba

Falou em jurubeba falou em problema de fígado. Junto com o boldo estar é uma outra planta super conhecida para tratar problemas hepáticos.

Você pode fazer um chá com esta planta levando para ferver 1 litro de água e juntando 2 colheres de sopa da erva picada. Abafe, coe e tome até 3 xícaras ao dia.

Carqueja

Amarga que só ela, e como toda erva amarga, a carqueja é ótima para o fígado, depurativa, desintoxicante e hepatoprotetora.

Fácil de achar nos mercados e supermercados da vida, aqui vai mais esta opção de remédio natural e caseiro para curar males do fígado: coloque um litro de água para ferver, quando estiver quase fervendo, desligue o fogo. Acrescente uma colher de sopa cheia da planta seca, abafe  por 10 minutos e beba ao longo do dia.

Exagerou na festa? Veja o que fazer!

Casamento, aniversário, formatura, bodas, Natal e Ano Novo…. quem é que não exagera? Depois das festas, depois de beber e comer como se o mundo fosse acabar, é hora de se purificar, dando particular atenção ao fígado e aos rins.

De acordo com especialistas, chás de ervas e suplementos podem ser pouco se o exagero foi muito. É preciso realmente começar a seguir uma dieta mais leve depois dos comes e bebes, principalmente das festas de fim de ano, quando dias após dias ficamos ali, no exagero.

De acordo com uma associação de nutricionistas italianos, a Andid, as repetidas refeições demasiadamente ricas em gorduras, típicas do período natalício e das festas do Ano Novo, podem exigir demais do nosso fígado e dos nossos rins, irritarem o intestino, mas também aumentarem o colesterol e os triglicérides.

Não se trata portanto somente de perder uns quilinhos a mais, mas de melhorar a própria alimentação para poder se purificar.

Assim, os especialistas recomendam uma dieta saudável baseada em frutas, vegetais e alimentos pouco temperados. A dieta leve deve ainda ser acompanhada de atividade física.

Os especialistas da Andid sugerem de usarmos como tempero apenas o azeite de oliva cru e de reduzirmos, o tanto quanto possível, a gordura para iniciar um período de desintoxicação em que devemos também beber muita água.

Devemos também reduzir os açúcares simples e o consumo das bebidas alcoólicas. Os especialistas aconselham introduzirmos mais grãos integrais e fontes de proteínas vegetais como as leguminosas em vez de comer carnes e queijos.

Sim para os vegetais crus, cozidos em água ou a vapor, e não às verduras fritas ou demasiadamente cozidas com óleo.

Para recuperar o equilíbrio alimentar após as festas então, bastaria considerar estas poucas dicas, seguindo uma dieta mais saudável e fazendo algum movimento físico, inclusive dançando.

Além disso, vários líquidos, desde água, aos chás gelados, passando pelos centrifugados e sucos especiais para ajudar na desintoxicação.

Veja abaixo outras dicas de alimentos e bebidas que ajudam a purificar o fígado.

Talvez te interesse ler também:

Desintoxicar o fígado tomando chá à noite – 5 receitas e outras dicas

Conheça 10 alimentos que purificam o fígado

Contra obesidade: chá de cedrico, a planta brasileira reduz peso e gordura no fígado

Ervas medicinais para doenças do fígado: cure-se com remédios naturais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Waldeclebi silva
    Publicado em 22/12/2020 às 9:15 am [+]

    Eu amei saber sobre estes chá queria saber maia muito bom


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...