O que sua voz diz sobre sua personalidade? A ciência revela


É inegável que a voz faz as pessoas criarem ideias sobre o outro – a depender da intensidade, do quão grave ou aguda é a voz e da forma de falar – é comum que ocorram suposições sobre a personalidade. Mas o que a voz realmente pode dizer sobre a personalidade de uma pessoa?

Pode parecer apenas uma percepção, mas há algum tempo, pesquisadores vêm buscando saber se a voz de uma pessoa tem influência real na sua personalidade.

Alguns estudos já apontaram que a voz pode ter um papel decisivo em algumas escolhas, como de parceiros sexuais ou mesmo políticas. Pessoas com vozes profundas tendem a ser consideradas dominantes, atrativas, honestas e inteligentes, qualidades essenciais em tais preferências.

Um estudo, em particular, chama atenção para o fato de que pode ser mesmo que alguns traços comportamentais tenham a ver com a voz. Pesquisadores da Alemanha fizeram um levantamento com mais de 2 mil homens e mulheres, e analisaram as vozes de cada um e os traços de personalidade para verificar essa relação.

O estudo foi publicado em um artigo em 2021 e trouxe resultados interessantes.

A voz e a personalidade

Segundo a pesquisa, pessoas com vozes mais profundas eram mais dominantes, extrovertidas e abertas ao sexo sem relacionamento.

Uma das hipóteses é que a profundidade da voz atue como um sinal destinado a assustar concorrentes e atrair parceiros em potencial.

No entanto, evidentemente, a voz diz muito pouco, ou melhor, não diz tudo. É necessário muito mais para definir o que forma o caráter de cada um, mas não deixa de ser curioso que a forma de falar e o tom de voz possam ser mais complexos do que as pessoas imaginam.

Talvez te interesse ler também:

Cansada de ouvir os homens? Doença rara faz com que voz masculina não seja ouvida

6 Traços físicos que podem revelar algo sobre sua personalidade

O que seu animal preferido revela sobre sua personalidade

O que a numerologia revela sobre nossa personalidade e destino

O que você vê primeiro nesta imagem? A resposta revela um lado oculto da tua personalidade




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...