Vitamina C no inverno: como aumentar seu consumo e prevenir gripes e resfriados


A vitamina C é essencial no inverno para evitar gripes e resfriados. Mas nos meses invernais, na opinião de especialistas, as pessoas a consomem de menos. Isto porque no inverno se diminui o consumo de alimentos que contêm esta vitamina, e o modo de preparação, o cozimento, também dificulta tal consumo.

No inverno se consome menos vitamina C

Um estudo revelou que no inverno se consome menos vitamina C. Um fator é um menor consumo de saladas feitas de ingredientes ricos em vitamina C: tomate, repolho, brócolis, vegetais de folhas verdes, etc.

Um outro fator é fácil de se imaginar: em períodos mais frios a tendência é consumir alimentos quentes e a vitamina C é sensível ao calor. Além disso, muitos dos alimentos ricos em vitamina C são estivais, ou seja, crescem no verão, mas couve e couve-flor, por exemplo, são alimentos tipicamente invernais e também são ricos nesta vitamina.

Durante o inverno, para evitar gripes e resfriados, seria necessário aumentar a quantidade de vitamina C ingerida para poder satisfazer as reais necessidades do corpo e evitar as doenças típicas do período.

A vitamina C também é muito perecível e muito sensível à luz. Assim, os especialistas aconselham a beber sucos de frutas cítricas recém preparados, além de frutas e verduras frescas. Outra dica é guardar as frutas e verduras em lugares não expostos à luz direta.

É também importante recordar que a maior parte da vitamina C se perde durante o cozimento. Portanto, a recomendação principal é comer frutas e vegetais crus e beber sucos frescos e centrifugados.

Atenção, fumantes!

Outra recomendação diz respeito aos fumantes. Se você fuma, saiba que um cigarro elimina 20 mg de vitamina C no organismo. Portanto fumantes devem comer mais frutas e legumes ricos em vitamina C para satisfazer suas necessidades diárias.

A vitamina C, de acordo com um estudo recente, fortalece nosso sistema imunológico e é muito útil contra as doenças comuns do inverno. Reduz pela metade a duração dos sintomas da gripe e ajuda o corpo a se curar mais rapidamente.

Sendo assim, durante o outono e o inverno, não se esqueça de consumir MAIS frutas, kiwis, uvas, sucos de limão, laranja, acerola, goiaba, melão, manga, mas também de comer alface, pimentões, repolho e couve-flor, ou seja, todos os alimentos ricos em vitamina C.

Fontes:

  1. Ansa
  2. R M Douglas, H Hemilä, E Chalker, B Treacy: Vitamin C for preventing and treating the common cold PMID: 17636648 DOI: 10.1002/14651858.CD000980.pub3

Talvez te interesse ler também:

VITAMINA C: ÓTIMA TAMBÉM PARA A PELE. VEJA POR QUE

TOMATES ORGÂNICOS SÃO MAIS RICOS EM LICOPENO E VITAMINA C

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...