10 dicas úteis para se lembrar dos sonhos


Às vezes você acorda no meio da noite percebendo que estava tendo um sonho maravilhoso e volta a dormir querendo dar continuidade mas, quando desperta no dia seguinte, não se lembra de mais nada, a não ser da sensação de ter tido um sonho bom.

Às vezes também acontece da gente saber que sonha coisas estranhas e querer saber o significado dos sonhos, mas não nos lembramos exatamente como eram. Existem algumas dicas ou conselhos para se lembrar dos sonhos?

Existem pessoas que naturalmente se lembram dos seus sonhos mas as pessoas que nunca se lembram, poderiam tentar alguns métodos e treinamentos para conseguir não esquecer o que sonhou.

1. Ter consciência

Para conseguir se lembrar dos seus sonhos, você deve antes de tudo expressar a vontade de alcançar este objetivo. Antes de dormir diga a si mesmo que quando você acordar você gostaria de lembrar dos teus sonhos. Assim você poderá ajudar o teu cérebro a se predispor para a tarefa.

2. Foco

Todas as noites antes de dormir relaxe por alguns minutos e pense sobre o que você gostaria de sonhar. Esta técnica permite aumentar a chance de sonhar o que você quiser e então, quando você acordar, será mais fácil de se lembrar de tudo e ligar o sonho ao desejo que você expressou.

3. Aceitação

Algumas pessoas gostariam de lembrar de seus sonhos, mas ao mesmo tempo lutam contra esse mesmo desejo. Por isso, acabam por rejeitar os sonhos e tentam na verdade esquecê-los. Ao despertar, elas não se lembram de nada talvez por medo de terem tido pesadelos. Mas o mundo dos sonhos muitas vezes nos envia mensagens que precisamos receber do nosso inconsciente. Portanto, aceite seus sonhos sem medo de modo que você possa se lembrar e, possivelmente, analisar ou interpretar seus significados.

4. Superar os medos

Enfrentar os medos permite ao cérebro de se predispor para a lembrança dos sonhos. Às vezes você pode se encontrar em meio a pesadelos assustadores com o desejo de acordar de repente. Os receios que se manifestam em sonhos pode refletir alguns aspectos da nossa vida e pode ser útil para abordar e tentar resolver problemas.

5. Anote seus sonhos

É provavelmente a técnica mais eficaz para se lembrar dos sonhos a longo prazo. É importante anotar imediatamente após se levantar. Alguns psicoterapeutas até pedem para que seus pacientes tenham um diário dos sonhos. Tenha então sempre um caderno e uma caneta ao lado da cama, na cabeceira, para descrever os sonhos enquanto eles ainda estiverem frescos na memória.

6. Invente sonhos

Para ajudar a mente a se lembrar dos sonhos tente inventar um sonho e anotá-lo em seus mínimos detalhes. Comece partindo de uma situação cotidiana e a transforme com os seus pensamentos em um sonho. Escreva todos os detalhes relacionados ao lugar, à roupa, às ações, etc. Crie imagens e tente se lembrar do seu universo pessoal fazendo uma descrição como se fosse um sonho.

7. Acorde naturalmente

O alarme (ou quando alguém nos acorda) pode parar um sonho e nos levar a esquecê-lo completamente em segundos. Aproveite o final de semana para fazer a técnica do relaxamento etc e ver se consegue se lembrar de algum sonho. O ciclo do sono quando interrompido dificulta a sua lembrança

8. Prepare o corpo

Quando um sonho acaba a gente se vira, muda de posição. Seria interessante manter a mesma posição para continuar o mesmo sonho ou se for hora de acordar, mantenha-se na mesma posição com os olhos fechados para reconstituir o sonho e conseguir se lembrar bem dele antes de se levantar da cama.

9. Visualização

Durante o dia você pode também trabalhar para se lembrar dos sonhos através das visualizações. Quando te vier o flash back de um sonho, tente tirar um tempo de respiro para conseguir se lembrar bem dele.

10. Meditação

A meditação devidamente praticada é benéfica para a saúde, promove a boa noite de sono e pode ajudar a se lembrar dos sonhos. Pode ajudar a descobrir algo de si mesmo que você não saiba, ajudando a se conhecer melhor. A técnica também permite de sonhar acordado, onde existe consciência e possibilidade de explorar e modificar o sonho a seu favor.

Talvez te interesse ler também:

20 FRASES DE CARL JUNG PARA CONHECERMOS MELHOR A NÓS MESMOS

10 COISAS A SE FAZER ANTES DE DORMIR, PARA AMAR AINDA MAIS A VIDA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...