Óleo de Amêndoas Doces: usos, propriedades e onde encontrar


Emoliente, nutritivo, elasticizante…quem usou este óleo durante a gravidez conhece bem os seus efeitos benéficos na prevenção de estrias, mas seriam apenas estas as propriedades do óleo de amêndoas?

Primeiramente, o óleo de amêndoas que você deve comprar é aquele feito por amêndoas doces prensadas a frio (pesquise por esta informação no rótulo do produto).

Este método mantêm inalteradas todas as características originais da amêndoa. O óleo contém ácidos graxos, vitaminas (especialmente as B e E), proteínas e sais minerais (zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio). Por esta razão, é um valioso aliado para todos os tipos de pele – incluindo a das crianças, idosos e pessoas que sofrem de alergias – assim como para os cabelos e lábios.

ÓLEO DE AMÊNDOAS NO CORPO

Durante a gravidez ou quando se perde muito peso na dieta

Usando constantemente este óleo durante a gravidez ou uma dieta de emagrecimento, você poderá evitar o aparecimento de estrias nas partes do corpo mais afetadas: barriga, quadris, pernas, seios. Faça movimentos circulares nas áreas propensas até que o óleo seja totalmente absorvido pela pele.

Seios

Durante a amamentação a pele do peito e os mamilos podem precisar de uma maior hidratação. Neste caso, o óleo de amêndoas é o único capaz de hidratar a área sem contra-indicações para o bebê que vai mamar.

Antes e depois do banho

Um ótimo hidratante! Bastam algumas gotas de óleo de amêndoas doces antes ou depois de tomar banho para sentir a pele mais suave.

Pós depilação

Para remover resíduos de cera, passe o óleo nas partes depiladas.

Pele muito seca

Os ácidos graxos que óleo de amêndoas contém hidrata profundamente a pele, até mesmo as mais secas como a dos calcanhares.

Bebês

Uma massagem suave feita nas costinhas e nas perninhas do bebê, lhe dará muito prazer. Algumas assaduras também podem ser resolvidas com o óleo de amêndoas doces.

Crianças

Contra irritações causadas pelo sarampo, catapora e eczema, este óleo emoliente dará alívio imediato. O mesmo para os casos de alergias e dermatites.

Limpeza facial

Não deve ser usado com muita frequência em pessoas que têm a pele muito oleosa, mas aplicar um pouco de óleo de amêndoas no rosto e pescoço ajuda a remover impurezas. Também é útil para remover maquiagens.

Esfoliante para o rosto

Misture o óleo de amêndoas em um pouco de açúcar ou sal e faça um esfoliante leve e hidratante para a pele delicada no rosto.

Leia também: MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Cabelos

O óleo de amêndoas doces é útil no tratamento de cabelos muito secos, crespos ou danificados de piscina, sol e sal. Aplique-o nos cabelos molhados antes de lavar – se você tem cabelos oleosos limite-se às pontas – e deixe-o agir por 30 minutos antes de lavar. Os cabelos ficarão mias macios e brilhantes.

Lábios

Contra o frio e o vento espalhe uma fina camada de óleo nos lábios. O resultado “macio” é imediato.

Unhas

Usado puro ou misturado com outros óleos, como o óleo de rícino, o óleo de amêndoas é um excelente tratamento para amolecer as cutículas e ajudar as unhas a crescerem saudáveis e fortes.

ÓLEO DE AMÊNDOAS NA ALIMENTAÇÃO

O óleo de amêndoas é bastante calórico, contém cerca de 570 quilocalorias por 100 gramas do produto. Mas suas gorduras, insaturadas e poli-insaturadas, são benéficas à saúde.

Uma ou duas colheres de sopa do óleo de amêndoa todos os dias dão um efeito refrescante para a bexiga e melhora a função do intestino, sendo bom para aqueles com sistema digestivo sensível ou irritado.

A grande presença de ácidos graxos (bons) ajuda a eliminar as gorduras “ruins” e evita os fatores de risco que podem levar a problemas como hipertensão, aterosclerose e trombose.

O óleo de amêndoas doces é uma boa fonte de proteínas para aqueles que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

Antes de comprar, certifique-se que o óleo é 100% puro de amêndoas, feito sob prensagem a frio, não refinado e sem conservantes.

ONDE COMPRAR OLEO DE AMÊNDOAS

Pode ser encontrado praticamente em todos os lugares: lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados ou mesmo on-line.

Leia também:

ÓLEO DE MELALEUCA

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

ÓLEO DE COCO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...