15 alimentos anti-inflamatórios


Existem alimentos que são verdadeiros anti-inflamatórios naturais e, como os alimentos não possuem contraindicações, salvo em casos raros de alergia, é muito mais fácil ter uma farmácia em casa localizada bem na geladeira, na despensa ou na fruteira.

O que é uma inflamação?

Inflamações são mecanismos de defesa postos em prática pelo corpo, quando este vem a ser afetado ​​por agentes físicos que causam danos, como um trauma ou calor; por agentes tóxicos e de origem biológica, tais como as bactérias ou vírus; por agentes químicos, tais como as substâncias ácidas.

O processo de inflamação ocorre para que o nosso organismo expulse tais agentes: vírus, bactérias e células danificadas.

Vejamos como manter as inflamações sob controle, apenas fazendo uso de uma alimentação gostosa e saudável para evitarmos tanto quanto possível, os medicamentos sintéticos.

Leia também:

1. Amarena

De acordo com um estudo realizado pela Oregon & Science University em São Francisco, as amarenas (Prunus cerasus), também conhecidas por ginja ou cereja-ácida, possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias e, portanto são muito indicadas para aqueles que sofrem de artrite. Os atletas, que por ócios do ofício sujeitam o esqueleto e as articulações ao estresse excessivo, podem e devem aproveitar deste fruto maravilhoso para proporcionar alívio ao estresse físico. O extrato de amarena é muito eficaz para o alívio da inflamação.

2. Morangos, amoras e framboesas

Assim como as ginjas, estas frutas vermelhas têm os mesmos efeitos anti-inflamatórios.

3. Aipo

Rico em vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais que purificam e têm ações diurética e desinfetante. Em particular, entre os mais de vinte compostos anti-inflamatórios do aipo, destaca-se a apigenina.

Não é difícil usar o aipo na cozinha. Ele pode ser comido cru como antepasto mergulhado em um molhinho de iogurte, como o tzatzik por exemplo, juntamente com cenouras. Em saladas ou ainda centrifugado para fazer sucos em combinação com outras frutas como a laranja por exemplo. Evite consumir o aipo em receitas quentes pois as altas temperaturas anulam muitas de suas propriedades.

4. Mirtilos

mirtilos

Estas frutinhas selvagens são mesmo demais. São uma excelente fonte de flavonóides, substâncias que trazem vários benefícios ao corpo, mas, de um modo particular, excelentes para inibir os marcadores da inflamação em macrófagos (células ligadas à resposta inflamatória)

5. Óleo de peixe

O óleo de peixe é uma das principais fontes de ômega-3. A sua ação benéfica tem lugar principalmente sobre o sistema imunológico, o que não só reduz a inflamação como também é capaz de reduzir o nível de triglicéridos. Apenas esta propriedade faz com que seja um aliado valioso na luta contra as doenças inflamatórias típicas, como a artrite, artrite reumatóide e as dores nas articulações em geral.

6. Folhas de cor verde-escuro

Todas as plantas pertencentes à família dos vegetais crucíferos, e mais geralmente os vegetais com folhas de cor verde-escuro, como o espinafre, contêm uma boa quantidade de minerais alcalinizantes que podem equilibrar o pH do corpo e evitar a acidez, um fator-chave na inflamação.

7. Sementes de linho e óleo de linhaça

linhaça

A linhaça, tais como o óleo de peixe são ricas em ômega-3 e, portanto, são tão válidas para neutralizar a inflamação. Tente adicioná-la às saladas e a quaisquer outros alimentos, mas lembre-se sempre de triturar as sementes antes de comê-las para melhorar a sua absorção pelo organismo.

8. Sementes de Chia

sementes-de-chia

A semente de chia também é outra fonte valiosa de ômega-3 e de vitamina E. Use sementes de chia em saladas, cereais, massas e sopas.

9. Gengibre

gengibre

Um remédio natural para todos os fins o gengibre possui propriedades antioxidante, digestiva, carminativa, antiemética, estimula a circulação e é um eficaz anti-inflamatório.

Leia mais: QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

10. Cúrcuma

curcuma

A atividade anti-inflamatória da curcumina, o ingrediente ativo no açafrão, provou ser comparável à das drogas típicas usados ​​para neutralizar a inflamação, tais como a cortisona, mas sem os efeitos colaterais típicos. Entre outras funções, a cúrcuma é um remédio bom para muitos males.

Leia também: O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

11. Nozes e amêndoas

nozes

Como as sementes de linhaça e as sementes de chia, também as denominadas frutas de casca rija em geral, contêm boas doses de ômega-3 e portanto são também úteis para aliviar dores nas articulações e inflamação.

12. Couve

couve

Uma porção de couve contém 121 miligramas de ácidos graxos ômega-3 e 92,4 miligramas de ômega- 6. Está entre os vegetais de folha verde-escura descritos acima, mas a couve é a superstar da família das Brassicaceae dado o seu alto potencial de cura.

Leia também: SUCO DE COUVE: DESINTOXICA, EMAGRECE E DÁ ENERGIA!

13. Abóbora

abobora

Rica em carotenóides, os antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as nossas células e causam doenças. O beta-caroteno é um excelente remédio contra inflamações da pele e dos pulmões.

Leia também: SEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS

14. Shitake

shitake

Shitake contém polissacarídeos que ajudam a aumentar a resposta imunológica e combate a infecção. Também tem ação antimicrobiana e vem sendo utilizado no combate ao câncer.

15. Sementes de sésamo e de cânhamo

canhamo

Contêm esteróis vegetais que ajudam a modular o sistema imunológico e derrubam uma reação exagerada do corpo. Às vezes, a inflamação é próprio uma resposta exagerada do nosso sistema imunológico. As vitaminas B1, B3, e E, bem como o cálcio, o ferro, o magnésio, o manganês e o zinco presentes nestas sementes, são excelentes para trazer o equilíbrio imunológico que o corpo precisa.

Talvez te interesse ler também:

QUAIS SÃO OS MELHORES CHÁS ANTI-INFLAMATÓRIOS

10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE: QUANTO É ÁCIDO O TEU PH?

CORTISONA: 5 ALTERNATIVAS NATURAIS

GOJI BERRY: O QUE É IMPORTANTE SABER PARA EMAGRECER E MUITO MAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...