Cúrcuma e suas extraordinárias propriedades curativas


Cúrcuma é uma especiaria indiana de cor amarelo-laranja que durante séculos tem sido, e ainda é, um dos ingredientes fundamentais das culinárias do Oriente Médio e do Sudeste Asiático. Por suas propriedades benéficas e curativas, a cúrcuma é tradicionalmente usada na medicina ayurvédica, de origem indiana, e também na medicina tradicional chinesa, em particular pela sua capacidade de combater os processos inflamatórios no corpo.

Mas agora chegou a vez da medicina ocidental também reconhecer o potencial curativo da cúrcuma e, cada vez mais, surgem novos estudos que revelam suas propriedades extraordinárias. Vejamos:

Propriedade anticâncer

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, destacou um dos componentes da cúrcuma, a curcumina, como sendo capaz de bloquear a ação de uma enzima responsável pelo desenvolvimento de tumores nas áreas da cabeça e pescoço. Durante o estudo, aos pacientes que sofrem destas doenças, foram administrados comprimidos contendo 1.000 mg de curcumina. Os resultados foram avaliados por um laboratório independente, revelando que a substância estava atuando no interior da cavidade oral dos pacientes, inibindo a enzima promotora do cancro, abrindo assim o caminho para a utilização da curcumina no tratamento e na prevenção destas patologias. Além deste, um outro estudo da Universidade de Michigan demonstrou a importância da cúrcuma no aumento da eficácia da quimioterapia em tratamentos destes tipos de tumores.

Leia também: O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

Propriedade antioxidante

A University of Maryland’s Medical Center apresenta a curcurmina como sendo um potente antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres responsáveis ​​pelos processos de envelhecimento. Os antioxidantes seriam capazes de reduzir e de prevenir os danos causados ​​pelos radicais livres. Além disso, a curcumina seria capaz de reduzir também os níveis de duas enzimas causadoras de processos inflamatórios no organismo.

Propriedade anti-inflamatória

As propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma foram estudas com profundidade pelo Dr. Randy J. Horwitz, diretor médico do Arizona Center for Integrative Medicine. Em um artigo escrito especificamente para a American Academy of Pain Management, ele descreve a cúrcuma como um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais existentes do mundo. A eficácia da cúrcuma também tem sido estudada para a sua utilização como medicamento no tratamento de artrite reumatóide.

Propriedade analgésica

De acordo com Natalie Kling, nutricionista e especialista em naturopatia, a cúrcuma teria propriedades antioxidante, anti-inflamatória, anti-séptica e muito mais. Natalie recomenda o uso da cúrcuma sob a forma de suplemento, como um analgésico natural contra dores nas articulações. Ela também recomenda a utilização deste tempero cru em alimentos, que com o seu sabor delicado pode enriquecer teus pratos de cor e saúde. Veja no primeiro link abaixo como usar a cúrcuma em tuas receitas.

Talvez te interesse ler também:

AÇAFRÃO-DA-TERRA PODE SUBSTITUIR VÁRIOS MEDICAMENTOS

AÇAFRÃO DA TERRA, OU CÚRCUMA, PODE SER REMÉDIO PARA DEPRESSÃO TAMBÉM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...