Spirulina, um alimento do futuro


Você conhece a spirulina? É uma cianobactéria (antigamente considerada micro-alga) que habita lagos mexicanos, originariamente, e já era consumida pelos aztecas, como alimento.

Bem, a spirulina é considerada, desde 1974, pela ONU como um alimento alternativo que pode matar a fome de milhões de pessoas (leia mais aqui sobre o uso da spirulina contra a desnutrição).

Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria verde-azulada, do grupo das cianofitas muito usada no mundo todo como suplemento alimentar.

Esta bactéria, que atualmente se cria em lagos artificiais do México e da China, é rica em proteínas de fácil assimilação pelo organismo humano e tem propriedades anticancerígenas.

Propriedades e vantagens

A spirulina é considerada um alimento completo, pois contém proteínas, aminoácidos essenciais, minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e selênio, vitaminas do complexo B, A, C e E e ácidos graxos essenciais mono e poli-insaturados, onde predomina o omega-6 e com altas quantidades de ácido gama-linolênico.

Todos estes nutrientes, quando em equilíbrio, eles são capazes de normalizar os níveis de colesterol no sangue, participar na formação das bainhas de mielina que cobrem os nervos e melhorar a funcionalidade do sistema imunológico .

Efeito da alga spirulina para a pele

Os antioxidantes como beta-caroteno, ácido ascórbico e tocoferol da spirulina são uma opção no combater dos radicais livres nos processos de envelhecimento. Além disso, a spirulina é particularmente recomendada para tratamentos de hidratação facial mesmo para peles sensíveis, para tratamentos anti-idade e contra manchas e enrijecimento da pele. A ação tônica da spirulina e especialmente benéfica e eficaz. Graças ao seu elevado teor de vitamina A, que normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas, a spirulina é também capaz de neutralizar os processos acneicos, enquanto que seu conteúdo em vitaminas do grupo B estimula o metabolismo da pele a sua regeneração, e a vitamina E que contêm proporciona suavidade e firmeza à pele favorecendo a cicatrização e desaparecimento das marcas.

Inclusão da spirulina na sua dieta

Graças ao seu alto teor de vitaminas e sais minerais, os suplementos alimentares com spirulina são amplamente utilizados por aqueles que fazem esportes, pelos que sofrem grande desgaste em seu trabalho e por todos os que precisam de uma reposição vitamínica natural, como os vegetarianos e vegans mas, é importante ressaltar que, mesmo o consumo de spirulina não evita que estes grupos tenham a necessidade de tomar suplementos de B12 para manter sua saúde, veja aqui:

Além disso, os que não comem produtos animais se beneficiam do elevado teor em proteínas da spirulina (65-70 gramas por 100 g de alimentos, contra 20-25 gramas de um corte de carne magra) que também possui vários dos aminoácidos essenciais, garantindo a cobertura da necessidade diária dessas pessoas.

Propriedades curativas da spirulina

Menstruação

A vitamina E e vitamina A ajudam a regularizar o funcionamento dos ovários e a reduzir os distúrbios de congestão e dor pré-menstrual. O seu conteúdo em ferro previne a fadiga e anemia.

Coração e vasos sanguíneos

No caso de doenças cardiovasculares , a vitamina F evita a formação de depósitos de colesterol, a vitamina E reduz o risco de aumento da viscosidade do sangue e formação de coágulos, a vitamina A combate a esclerose dos vasos e o magnésio melhora o trabalho do coração pela tonificação deste músculo.

Diabetes

De acordo com alguns estudos, o consumo regular de spirulina seria eficaz em diminuir a necessidade de insulina, moderar o apetite e evitar flutuações de açúcar no sangue.

Leia mais: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

A spirulina pode ser comprada em lojas de alimentos naturais como suplemento em pó ou comprimidos de gelatina, ou em flocos. Nesta forma, em flocos, pode ser facilmente adicionada à sua alimentação como condimento.

Talvez te interesse ler também:

OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DAS ALGAS MARINHAS PARA NOSSA SAÚDE

ÁGAR-ÁGAR, GELATINA DE ALGAS: PROPRIEDADES, RECEITAS E APLICAÇÕES

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Joana Cordeiro do Amaral
    Publicado em 29/08/2022 às 12:08 pm [+]

    Estou com 07 artérias instruídas…fiz angioplastia colocado um STENTS no coração…sinto falta de ar …tomo vários medicamentos tive um infarto…mas o que devo fazer pra melhorar a tosse seca diz o farmacêutico que é água no coração tenho alergia s captopril amlodipino, espartana…idade 71a sou da Saúde e Assistente Social…teri vocês alguma orientação para desobstruir com a fitoterapia alimentar ex sucos HOJE li sobre alguns sucos…vou iniciar POIS pelo S U.S ninguém.me falou nada meus familiares faleceram do mesmo problema!pode ser genético?vivo pela fé sou missionária desde 18 anos.. hoje MORO e.vivo sozinha (Não sinto solidāo) sinto falta de Deus ..diga SEDE DE DEUS.


  2. Daia Florios
    Publicado em 30/08/2022 às 9:16 am [+]

    Oi Joana, se você puder consulte um fitoterapeuto, o SUS tem algumas especialidades alternativas -> https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/67743-as-novas-terapias-alternativas-oferecidas-pelo-sus-agora-sao-29 Boa sorte! Força e fé! Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...