Anemia: 10 remédios naturais para suprir a carência de ferro


Fala-se em anemia quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à insuficiência de um ou mais nutrientes essenciais.

A anemia pode ser causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Pode contribuir para o aparecimento de anemia doenças graves que afetam os rins e a medula óssea.

Os sintomas da anemia incluem dificuldade respiratória, palidez, problemas digestivos, batimento cardíaco rápido inexplicável, sensação de fadiga prolongada e sensação de frio nas mãos e pés, bem como sangramento e gengivas irritadas, dores de cabeça e irritabilidade. Os mesmos sintomas são atribuídos a uma deficiência de ferro real, que pode ser recuperado através de uma mudança nos hábitos alimentares e graças a alguns recursos naturais

Veja alguns alimentos e hábitos que podem aumentar a capacidade de absorção de ferro por parte do organismo.

1) Elimine chá e café

Chá e café dificultam a absorção de ferro, especialmente se consumidos durante as refeições ou perto delas. O chá diminui a absorção de ferro em 64%, enquanto que o café reduz em 39%. Esses dados não devem ser subestimados. Isso se deve ao alto teor de taninos em tais bebidas. É, portanto, fortemente recomendado eliminá-las ou restringi-las.

2) Suco de laranja e limão

suco de laranja e limão

O suco de laranja e o suco de limão, bem como todos os alimentos ricos em vitamina C, ajudam a promover a absorção de ferro. Seria, portanto, conveniente aumentar a ingestão dessa vitamina através do consumo de sucos de frutas frescas e através do uso de suco de limão para temperar saladas e vegetais de folhas verdes, como espinafre, vegetais ricos em ferro. É aconselhável comer alimentos ricos em ferro (como feijão, espinafre, beterraba, brócolis e repolho) e portadores de vitamina C.

Leia também: VITAMINA C PODE FAZER TÃO BEM QUANTO ATIVIDADES FÍSICAS

3) Limitar produtos lácteos e chocolate

O chocolate, bem como vinho, café e chá, acima mencionados, diminuem a absorção de ferro por causa do seu teor de taninos. Os produtos lácteos, por causa de seu alto teor de cálcio, não devem ser eliminados, mas é aconselhável combinar na mesma refeição alimentos lácteos e os ricos em ferro.

4) Maçã fresca

maca

Uma maçã por dia ajuda a aumentar a ingestão de vitaminas e minerais benéficos para o corpo. A maçã é um remédio natural usado desde a Idade Média, em caso de anemia.

Leia também: MAÇÃ: A FRUTA DA ESTAÇÃO COM MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

5) Dente de leão

dente-de-leao

O dente de leão é considerado um remédio natural útil no caso de anemia. Pode ser tomado como chá ou extrato de ervas, mas também fresco, com particular referência às flores, que podem ser apreciadas em saladas.

Leia também: DENTE-DE-LEÃO – A COROA DO SOL – USOS CULINÁRIOS E MEDICINAIS

6) Endro

O endro é usado em tratamentos de anemia, em particular no caso em que ocorre durante um ciclo menstrual. As sementes de endro podem ser mastigadas, trituradas ou usadas como condimento. Elas também são adequadas para serem utilizadas na preparação de remédios à base de plantas.

7) Respiração profunda

Entre os exercícios recomendados em caso de anemia estão a respiração profunda. Aprender a respirar profunda e conscientemente permite a oxigenação adequada do organismo, bem como a restauração dos níveis de sangue saudáveis. Não é de admirar que a respiração é a base de ioga e de exercícios orientais para melhorar e manter a saúde.

8) Urtiga

urtiga

A urtiga é uma erva para a remineralização que se distingue pelo teor de ferro, presente principalmente em suas folhas. As principais propriedades benéficas da urtiga consistem em ser uma planta antianêmica, isto é, capaz de estimular a produção de células vermelhas do sangue, devido ao seu alto teor de ferro e vitamina C. As folhas de urtiga podem ser utilizadas para a preparação de risotos, sopas, bem como remédios de ervas curativas.

9) Acerola

acerola

A acerola é rica em ferro e vitamina C. Ela melhora a absorção do ferro e contribui para a produção de hemoglobina e células vermelhas do sangue. Ela pode ser tomada sob a forma de preparados fitoterápicos ou suco.

Leia também: ACEROLA: PROPRIEDADE, BENEFÍCIOS, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

10) Beterraba

O consumo de beterraba vermelha e seu suco cru é considerado adequado para aqueles que sofrem de anemia. Em caso de anemia tome dois copos de suco de beterraba por dia.

Talvez te interesse ler também:

ANEMIA: DIVERSAS CAUSAS, A MAIS COMUM É A DEFICIÊNCIA DE FERRO

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

ÓXIDO DE ZINCO → PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. Rosamaria Vieira Rocha
    Publicado em 15/04/2021 às 10:15 am [+]

    Bem informativos seus textos. Faltou umas receitas caseiras onde haja combinações de alimentos que melhore a anemia.


  2. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:27 am [+]

    Fica a dica Rosamaria, agradecemos a sugestão. Um abraço <3


  3. Mauro
    Publicado em 22/07/2021 às 4:52 pm [+]

    Inhame


  4. Mauro
    Publicado em 22/07/2021 às 4:53 pm [+]

    Inhame


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...