O que é e como funciona a hipnose


A hipnose é um método terapêutico utilizado por diversos especialistas com o objetivo de curar doenças, já que existe comprovação científica de que a técnica ativa o sistema imunológico.

O médico pediatra e hipniatra Gilberto Barros explica que a hipnose apenas pode ser usada com o consentimento do paciente.

A pessoa em transe induzido pela hipnose é ciente de tudo o que ocorre à sua volta. Ela “ouve tudo, parece estar dormindo, mas não está, e sim está entre o sono e a vigília e quando sai do transe, normalmente lembra de tudo o que aconteceu, mesmo numa regressão”, descreve Barros.

O médico explica, ainda, que toda hipnose terapêutica é realizada pelo próprio paciente, que é quem se permite entrar em transe. O médico apenas conhece o método para levar o paciente ao transe.

O Hospital de Base de Brasília, por exemplo, oferece a hipnose durante o parto normal para aliviar as dores das mulheres. É importante deixar claro que a pessoa não fica “fora do ar” durante a hipnose, ela não perde a consciência em transe. Pelo contrário, a consciência está sempre presente durante o procedimento. Já o inconsciente é ativado de forma sugestionável, tanto que as pessoas se lembram do que ocorre durante a hipnose.

O paciente responde a estímulos verbais e não verbais na hipnose. O hipniatra verbalmente sugere os caminhos do tratamento, para que o paciente não se assuste e conduza a si mesmo durante a sessão.

A hipnose não é apenas regressiva. Ela trabalha o hoje e o ontem, se for preciso. Por exemplo, para tratamentos contra fobia é usada a hipnose regressiva porque, geralmente, as fobias nascem na infância.

Quanto a duração do tratamento, ele ocorre em várias sessões, porque o paciente tem o seu próprio tempo de cura. Na primeira sessão não ocorre a hipnose, porque é preciso gerar confiança entre o especialista e o paciente.

Nem sempre a hipnose precisa ser conjugada com outro tipo de tratamento terapêutico, pois o paciente é colocado no centro da terapia para entender as feridas de suas vidas.

Não se oferece nenhum tipo de substância química para o paciente ser induzido à hipnose. Por isso, desconfie de “especialistas” que oferecem o tratamento aliado com substâncias. A hipnose é um método que não é usado com outros. Certifique-se da competência e da experiência do profissional que trabalha com hipnose.

Em relação ao tempo, a hipnose pode durar de 30 min a 3h, porque o transe é natural, tanto que ele ocorre várias vezes durante a nossa vida, por exemplo, uma pessoa no ponto de ônibus olhando para cima e que se dá conta que o ônibus passou e ela o perdeu. Ou seja, o transe é esse instante de desconexão momentâneo.

No Brasil, existe a Sociedade Brasileira de Hipnose. Se você quiser fizer o tratamento da hipnose, averigue o registro do especialista.

Talvez te interesse ler também:

DORES QUE PODEM ESTAR LIGADAS A ESTADOS EMOCIONAIS

20 FRASES DE CARL JUNG PARA CONHECERMOS MELHOR A NÓS MESMOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...