6 exercícios eficazes para aliviar a dor no pescoço


A dor no pescoço (ou o tão temido torcicolo) pode ter diversas origens, mas o incômodo é o mesmo para todos aqueles que sofrem com ela. Seja a dor no pescoço causada por uma noite mal dormida, ou mesmo por passar o dia todo torto e inclinado na frente do computador, o sofrimento pode ser o suficiente para não termos ânimo ou forças para realizar as mais simples das tarefas. Hoje veremos 6 exercícios eficazes para aliviar a dor no pescoço e também o torcicolo.

Aliviando o pescoço sentado

aliviando pescoço sentado

Você pode fazer este alongamento em duas posições diferentes: pode sentar ao chão com as pernas cruzadas conforme na imagem acima, ou mesmo numa cadeira com os pés apoiados ao chão. Uma vez na posição escolhida, estenda o braço direito em direção ao joelho direito, coloque a mão esquerda em cima da cabeça e vagarosamente incline a cabeça para a esquerda com a ajuda da mão esquerda.

Você deve manter a posição por 30 segundos e depois fazer o mesmo com o braço direito por mais 30 segundos. Repita algumas vezes esta sequência (cerca de 2 vezes de cada lado de forma alternada).

Alongando o pescoço para frente sentado

alongando pescoço frente sentado

Para este alongamento as posições recomendadas são as mesmas do alongamento anterior. Basta sentar-se no chão com as pernas cruzadas ou em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Entrelace os dedos da mão esquerda e direita e coloque-os sobre a parte de trás da cabeça, um pouco acima da nuca.

Você então fará uma pressão com as mãos sobre a cabeça abaixando-a em direção ao corpo até que o queixo se aproxime ou toque o peito. Você deve ficar nesta posição por 30 segundos e em seguida retirar as mãos e retornar a cabeça e o pescoço lentamente para cima.

Alongamento atrás do pescoço

alongamento atrás do pescoço

Este alongamento é feito de pé, portanto pode ser feito em qualquer lugar. Para tal, fique de pé com os pés próximos (mas não encostados). Em seguida, coloque os braços para trás (nas costas) e seguro o pulso esquerdo com a mão direita. Então, puxe o braço esquerdo para longe, abaixando levemente o ombro direito. Mantenha esta posição por 30 segundos e depois repita utilizando a mão esquerda para puxar o pulso direito.

Apoiando a cabeça ao chão

apoiando cabeça ao chão

Este alongamento é muito relaxante para aliviar a dor no pescoço e também para os ombros, além de ajudar a aliviar possíveis dores de cabeça.

Neste alongamento, é orientado que se adote a posição fetal (ou a posição de criança no yoga), apoiando a cabeça e os joelhos no chão com os quadris levantados. Fique nesta posição por algumas inspirações e expirações (cerca de 5 ou 10) e quando estiver pronto para começar o alongamento, junte as mãos atrás de você entrelaçando os dedos.

Com as mãos juntas, estique os braços levemente o mais alto que puder e mantenha esta posição por 10 segundos. Em seguida, abaixe os quadris e fique assim por mais 10 segundos. Repita o ciclo (levantando e abaixando os quadris) algumas vezes.

Sentado e aliviando o coração

sentado aliviando coração

Para este alongamento você deve se sentar sobre os calcanhares e joelhos conforme a figura acima. Suas mãos devem ser colocadas como apoio atrás de você com as palmas abertas, elas devem estar a mais ou menos 15 centímetros de distância com os dedos voltados para fora. Pressione então as mãos contra o chão para levantar o peitoral e arquear as costas, empurrando o quadril contra os calcanhares. Para que o alongamento seja ainda mais profundo, você pode abaixar a cabeça para trás e permanecer nesta posição por 30 segundos.

Alongamento de ponte ou conexão

alongamento ponte conexão

Este é um alongamento muito simples de ser feito e certamente auxiliará para aliviar a dor no pescoço. Você deve-se deitar com as costas ao chão e com os joelhos dobrados para cima, com os pés próximos às nádegas.

Os braços ficarão ao lado do corpo com as palmas das mãos para baixo. Em seguida, comece a levantar o quadril levemente até o corpo esteja reto dos joelhos ao pescoço. Você deve permanecer nesta posição por 30 segundos e em seguida voltar levemente o quadril ao chão. Repita alguns ciclos deste alongamento (cerca de 5 a 10 vezes) para garantir resultados eficazes contra para aliviar a dor no pescoço.

O que fazer em caso de dor no pescoço

Além de fazer os alongamentos e exercícios acima que são muito eficazes para a dor no pescoço, é recomendável que se procure um médico caso a dor persista por mais de 3 ou 4 dias, pois ela pode ser um reflexo de outro problema interno que não o mau jeito.

Talvez te interesse ler também:

DOR NAS COSTAS: SAIBA COMO ALIVIAR A DOR COM MEIOS NATURAIS

DOR NA CERVICAL: SINTOMAS E CAUSAS COMUNS

YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...