Estudo afirma que dormir as boas 8h de sono durante a noite é fundamental para a saúde


Nós sempre ouvimos que o ideal é dormir 8h de sono diariamente. E é verdade.

Para os dorminhocos, tempo insuficiente para descansar. Para quem é agitado, tempo difícil de se alcançar. De fato, dormir menos do que 8h diariamente é insuficiente para o organismo descansar. Um estudo realizado com 3 grupos (4h, 6h e 8h de sono) mostrou que pessoas que dormem, no máximo, 6h por noite tem uma performance cognitiva pior do que aquelas que dormem menos do que isso ou que passam dois dias sem dormir.

Os testes incluíam fatores como o humor dos participantes e se eles estavam se sentindo com falta de sono.

Quem teve o melhor desempenho? O grupo das 8h. O grupo das 4h foi obtendo resultados piores a cada dia. E o grupo das 6h conseguiu manter os resultados por um tempo, mas, depois de alguns dias, apresentou resultados tão ruins quanto os do grupo das 4h. A conclusão do experimento é que 6h de descanso é pior do que ficar dois dias sem dormir.

Um dos resultados mais alarmantes do estudo do sono é que o grupo das 6h tem um nível de sonolência muito ruim, assim como seu desempenho cognitivo estava indo ladeira abaixo. Esses resultados levantam a questão sobre como as pessoas lidam quando não dormem o suficiente, sugerindo que elas estão em negação (intencional ou não) sobre o seu estado atual.

Para você ter uma boa noite de sono e conseguir chegar às boas 8h de descanso, confira as dicas a seguir:

  • Crie uma rotina do sono. Deite-se e acorde na mesma hora.
  • Jante três horas antes de ir para a cama. Evite comidas muito pesadas, para facilitar a digestão.
  • Chocolate, café e álcool são estimulantes e, como tais, interferem no sono. Evite o consumo deles três horas antes de ir para a cama.
  • Se você tem o costumo de dormir à tarde, não ultrapasse os 30 min. A sesta é revigorante porque corrige os efeitos negativos da falta de sono.
  • Faça do seu quarto um ambiente aconchegante, no qual você se sinta relaxado.
  • Faça atividades físicas regularmente, evitando-as no período noturno.

Deu até um soninho…

Talvez te interesse ler também:

COMO SE RECUPERAR DE UMA NOITE SEM DORMIR?

A LUA CHEIA E SEU EFEITO SOBRE O SONO: O DIMINUI E FICA MAIS DIFÍCIL SE ADORMENTAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...