Consumo consciente de chocolate em época de Páscoa


Nessa época de Páscoa, quem resiste a um chocolate?

Não é preciso resistir, até mesmo porque o chocolate faz bem à saúde, se consumido de forma consciente e saudável.

A nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, explica que, se consumido na quantidade adequada, o chocolate é um aliado à saúde. A recomendação de ingestão diária de chocolate é de 30g. Já existem até fabricantes que produzem as barrinhas nessa quantidade, para evitar a tentação de comer mais do que o necessário.

Cibele alerta que o componente saudável do chocolate é o cacau. “O chocolate, quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau que ele contém. O chocolate amargo tem 70% de cacau, em segundo lugar vem o meio amargo, que tem 50% de cacau , o ao leite que terá 25% de cacau e por último o branco, que não tem cacau, mas sim a manteiga de cacau e não é saudável”, explica.

O chocolate ao leite é composto de gordura, leite e açúcar, logo é preciso não exagerar no seu consumo. Caso ele seja consumido em uma quantidade maior do que a recomendada, as taxas de açúcar e gordura no organismo podem ser prejudiciais à saúde, provocando colesterol alto e diabetes a longo prazo.

Já os chocolates amargo e meio amargo ajudam a prevenir doenças cardíacas, são anti-inflamatórios e produzem o bom colesterol.

Os chocolates misturados com avelã, nozes, amendoim, embora tenham mais calorias, contêm gordura saudável, que faz bem para o coração. Já os chocolates trufados, misturados com caramelo e outras substâncias, têm gorduras ruins.

Hoje em dia, há chocolates para quem tem restrição específica em suas dietas, como os diabéticos e os intolerantes à lactose.

Os pais e familiares devem ser conscientes sobre o consumo do chocolate para as crianças. Não deixe todos os ovos que a criança ganhar em um lugar visível. Após aberto, quebre o ovo em pequenas porções e coloque-as em um pote. Isso evita chamar a atenção das crianças para a embalagem colorida dos ovos.

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER OVOS DE CHOCOLATE PARA ESTA PÁSCOA

COMER CHOCOLATE AMARGO MELHORA A CIRCULAÇÃO E AJUDA A PREVENIR OBESIDADE E DIABETES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...