Passiflora contra o estresse e depressão: acalma e relaxa


É muito provável que a maioria de nós já conheça os benefícios calmantes e relaxantes do maracujá, mas hoje veremos que a planta que dá origem a este fruto, a passiflora, é igualmente ou muito mais benéfica contra o estresse, depressão, e também acalma e relaxa o corpo e mente.

A passiflora, gênero botânico pertencente à família Passifloraceae com mais de 500 espécies de plantas, é rica em alcaloides indólicos e flavonoides. Não apenas o seu fruto é medicinal, mas suas folhas e raízes possuem maracujina, passiflorina e calmofilase, princípios ativos muito utilizados como sedativos, antiespamódicos, antiinflamatórios e depurativos.

A passiflora, ou flor-da-paixão, leva este nome devido a episódio que relata o primeiro contato dos exploradores espanhóis com esta planta que, ao contemplá-la, julgaram-na como a flor da paixão de cristo, graças ao seu aspecto visual.

Indicações do uso de passiflora

Comprovadamente, a passiflora é um calmante natural, por este motivo é aconselhada para casos de insônia e nervosismo. Tomar o chá de passiflora cerca de 30 minutos antes de se deitar acalma e relaxa o organismo, garantido um sono tranquilo. Isso também significa que a passiflora será um agente inimigo do cansaço do corpo por garantir que o mesmo repouse em plenitude.

O uso da passiflora também traz bons resultados na melhora da concentração. Pelo fato de ser relaxante e gerar a sensação de bem-estar, a passiflora induz a pessoa a um estado de concentração excelente para estudos e realização de trabalhos minuciosos. Ainda ao abordarmos a sensação de bem-estar que a passiflora proporciona, podemos citar suas virtudes contra a depressão. Em ambos os casos, deve-se consumir seu chá preferencialmente 3 vezes ao dia, sendo uma vez ao despertar, outra após ao almoço e outra antes de dormir.

passiflora 2

Para quem sofre com o estresse causado pela correria do dia a dia, a passiflora será uma aliada indispensável, acalmando os nervos, o raciocínio e relaxando o corpo por completo. Nesta mesma linha, a passiflora é muito utilizada contra a hiperatividade, nervosismo e até mesmo mal de Parkinson pela medicina (para todos os casos 3 vezes ao dia).

Há ainda quem faça uso da passiflora cotidianamente mesmo sem apresentar nenhum dos sintomas acima, isso se dá ainda graças à sensação de bem-estar, similar à sensação de satisfação, uma vez que o raciocínio também será acalmado pela passiflora.

Como fazer uso da passiflora

E geral, a passiflora pode ser consumida através de pílulas compostas largamente comercializadas pelos farmacêuticos, ou também consumida pelo seu chá, que é o caso mais recomendado. O chá de passiflora pode ser feito de forma fácil e rápida, sendo esta apenas mais uma das vantagens do consumo desta planta.

Para o preparo do chá, bastam 2 (duas) colheres de sopa de passifloras secas para uma xícara de água fervente. As folhas devem ficar imersas na água por cerca de 10 minutos e depois coadas. Basta então beber o chá, preferencialmente sem açúcar ou outro complemento. Este, aliás, é um ponto muito importante, pois o açúcar é estimulante e pode mascarar os efeitos benéficos da passiflora.

Contraindicações da passiflora

A passiflora é contraindicada durante a gestação, pois possui efeitos estimulantes do útero que podem trazer riscos ao feto. Aqui é importante notar também que, embora a passiflora seja excelente para o aumento de concentração, ela não deve ser consumida por aqueles que executam trabalhos que necessitam de alerta, tal como os condutores de veículos.

Portanto, nunca é demais relembrar o conselho de ouro e termos em mente que assim como a adoção da passiflora em nossa dieta pode vir a trazer inúmeros benefícios agindo contra o estresse e depressão, além de acalmar e relaxar, é necessário que antes um médico ou nutricionista seja consultado para que confirme o benefício do seu consumo em cada caso específico, principalmente se a intenção for tomar suplementos ou pílulas.

Talvez te interesse ler também:

GOJI BERRY: TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O FRUTO DA VIDA E DA LONGEVIDADE!

CHÁS EMAGRECEDORES: NATURAIS E EFICIENTES

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...