Como sair da zona de conforto e mudar a sua vida


Nada mais confortável e cômodo do que fazer sempre as mesmas coisas, ter os mesmos hábitos e não sair do mundo que já conhecemos. Esse espaço imaginário que criamos para nós chama-se “zona de conforto”.

A zona de conforto não é um lugar em si, mas um conjuntos de lugares, situações e costumes que experimentamos e com os quais nos sentimos cômodos porque já sabemos como atuar neles.

Você deve estar se perguntando: ora, se me sinto bem em um lugar, por que, então, irei querer sair dele? É uma pergunta muito boa mas que não leva em consideração que, habitando nossa zona de conforto, perdemos oportunidades de viver, aprender e explorar outras experiências que estão fora dela.

Se você quer encontrar um mundo novo com pessoas novas, há ações-chave para começar a mudança.

1. Enfrente sua resistência a mudanças

Ninguém faz nada bem sem motivação. Pense sobre projetos que te motivam, o que você gostaria de aprender. Faça uma lista de sonhos que você gostaria de realizar e justifique para si mesmo as vantagens de realizá-los.

2. Não coloque condições

Dizer “Começarei quando…” é uma maneira de autoengano para procrastinar o que deve ser feito.

Na maioria das vezes, se uma condição não se cumpre, outra é colocada no lugar. Evite considerações como “Começarei assim que terminar meus estudos”, “Começarei assim que me mudar…”, etc.

3. Seu sonho é para você

“Isso não é para mim” é outra forma de desculpa que a mente inventa para ocultar o medo. Nesse caso, o medo é relacionado ao ego e tem a ver com descobrir que realmente não éramos capazes de conseguir fazer algo. Se você dá essa desculpa comumente, é hora de levantar a autoestima.

Se você se abre a provar coisas novas, cada vez mais se sentirá animado para vencer novos desafios.

SIGNIFICADO DOS SONHOS: COMO REALMENTE INTERPRETAR SEUS SONHOS

4. “Não sei como fazer” não é uma desculpa

Ninguém nasce sabendo como fazer qualquer coisa. Essa desculpa não é boa, porque todos nós podemos aprender algo novo.

Pense no seu sonho como uma aprendizagem. Você pode entrar em um curso, trocar ideias com alguém mais experiente, assistir a tutoriais no youtube.

Considere que você não é o único no mundo a se jogar em um mundo novo. Todos nós temos inseguranças e medos de começar algo novo, mas esses sentimentos não podem nos impedir de realizar nossos sonhos. Eles não podem estar na frente da nossa motivação e do nosso desejo.

5. Hoje é o momento adequado

Esperar o momento perfeito não ajuda a realizar sonhos, porque ele pode nunca chegar. Aliás, isso pode esconder um medo profundo: o medo ao fracasso.

Todos queremos que tudo ocorra bem quando vamos realizar algo. Mas se não tentarmos, não saberemos se teremos chance de êxito. Para começar a realizar um sonho, o melhor é dar início a sua realização o quanto antes.

O vídeo abaixo ilustra o que acabamos de dizer e pode te deixar mais motivado!

Talvez te interesse ler também:

REALIZAR UM SONHO? CROWDWISH PROMETE

10 COISAS QUE VOCÊ DEVE RENUNCIAR A FIM DE SER VERDADEIRAMENTE FELIZ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...