10 coisas a se fazer antes de dormir, para amar ainda mais a vida


O que você costuma fazer antes de ir dormir? Podemos valorizar os minutos que marcam o final de cada dia antes de cairmos em um sono relaxante e rejuvenescedor. Seria um pecado perder a oportunidade de fazer a paz com pessoas próximas ou de ter um momento de tranquilidade e relaxamento todo para si.

Podemos até nos programar para fazer algo diferente a cada noite antes de ir dormir, ou seguir o nosso instinto e escolher o que nos apetece no momento.

Aqui vão algumas sugestões acompanhadas das belas ilustrações da artista sueca Maja Lindberg, inspiradas em contos de fadas, sonhos e memórias de infância.

1. Fazer as pazes

antes de dormir 3

Se puder, antes de ir para a cama, faça as pazes com as pessoas que você brigou, isso lhe garantirá um sono muito mais tranquilo e repousante. Se a questão for complicada, esqueça tudo para pensar no problema somente no dia seguinte. É provável que, com a mente e o corpo repousados, as soluções venham mais facilmente, pois a noite nos traz bons conselhos.

2. Diga o quanto ama as pessoas

antes de dormir 7

Antes de ir dormir não se esqueça de dizer “eu te amo” para as pessoas que te estão próximas e também à você mesmo. Aprenda a aceitar as pessoas como elas são. Um “eu te amo” dito com o coração não perde nunca o seu valor, mesmo quando pronunciado todos os dias e é muito benéfico tanto para nós, quanto para as pessoas com quem convivemos.

3. Desligue o telefone

Não se esqueça de se defender da poluição eletromagnética pelo menos na hora de dormir. Durante o dia, já estamos constantemente expostos às ondas eletromagnéticas dos telefones celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos. Tente desligar o seu telefone móvel antes de dormir e, talvez, você perceba que, com o telefone desligado, você descansa melhor. Também desligue o modem e o computador.

4. Beba um relaxante chá de ervas

antes de dormir 4

O final do dia é hora de finalmente darmos um tempo para nós mesmos no presenteando com momentos de relaxamento. E quanto a isso, nada melhor que um bom chá de ervas relaxantes! Inclusive um chá gelado se fizer calor, e principalmente para as pessoas que lutam para conseguir dormir. Não só a clássica camomila funciona, também a malva, a erva-cidreira e o maracujá lhe ajudarão a dormir melhor.

5. Mimar os animais de estimação

antes de dormir 2

Mimar os nossos bichinhos ajuda os corpos, tanto os nossos quanto os deles, a liberarem endorfinas, as substâncias neurotransmissoras que nos ajudam a sentir bem-estar e que alivia a dor. Para estimular a produção de endorfinas, antes de dormir, além de fazer carinho nos animais de estimação, podemos ouvir um boa música.

6. Admirar o céu estrelado

antes de dormir 5

Não há nada mais romântico e relaxante do que admirar as estrelas antes de ir para a cama. Talvez, das nossas casas, a visão noturna não seja exatamente ótima, mas basta escolher uma noite sem nuvens, onde as estrelas estejam claramente visíveis, para começar a ver o céu com outros olhos. Sem falar da lua cheia e de todos os fenômenos astronômicos que a natureza nos presenteia a cada ano.

7. Ouça as confidências de um amigo

antes de dormir 1

Podemos optar por passar algum tempo, talvez depois do jantar ou apenas antes de ir dormir, ouvindo as confidências de um amigo. Que tal ligar para aquele amigo que você adora e que faz tempo que vocês não conversam?

8. Prepare-se para o dia seguinte

antes de dormir 9

Algumas pessoas preferem ir dormir tranquilas, somente depois de ter preparado o que é necessário para o dia seguinte. Assim não precisam literalmente pular da cama. Bastarão uns 10 minutos para preparar a roupa que você irá vestir ou deixar a mesa do café da manhã semipronta.

9. Desejar se lembrar dos sonhos

antes de dormir 6

Se ao despertar você nunca se me lembra do que sonhou, antes de dormir, tente expressar com firmeza e convicção o seu desejo de querer se lembrar dos sonhos que você faz durante a noite. Expresse esse desejo consistentemente a cada noite e espere que devagarzinho, as coisas comecem a mudar.

10. Meditar

antes de dormir 11

Aqueles que seguem uma prática de meditação podem aproveitar o tempo disponível antes de ir para a cama para meditarem em silêncio, uma vez concluídas todas as tarefas do dia. Se você nunca tentou meditar, sente-se em um lugar calmo e confortável, faça algumas respirações profundas e tente prestar atenção ao ritmo da sua respiração é às sensações do seu corpo. Tente manter distância dos problemas cotidianos, das coisas que restam para fazer e simplesmente relaxe ouvindo o próprio corpo.

Talvez te interesse ler também:

SIGNIFICADO DOS SONHOS: COMO REALMENTE INTERPRETAR SEUS SONHOS

AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE RUFUS DURANTE O SONO

COMO SE RECUPERAR DE UMA NOITE SEM DORMIR?

QUANTAS HORAS DEVEMOS DORMIR?

Fonte fotos: majali.se




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...