Clareadores dentais não funcionam


Aqui no GreenMe falamos mais de uma vez sobre clareadores dentais. Falamos sobre as microesferas contidas em cremes dentais clareadores que foram encontradas nas gengivas de pacientes norte-americanos, e que poderiam causar problemas periodontais. Falamos sobre o crescente uso destes produtos por parte dos brasileiros, o que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovar em janeiro deste ano uma norma para que a compra de clareador dental seja permitida mediante prescrição. Mas agora, um novo capítulo sobre o assunto surge graças a um estudo da USP que atesta: os clareadores não funcionam!

O estudo foi feito pela Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto (FORP) da USP e chegou à conclusão que além de não funcionarem como propagandam seus fabricantes, estes cremes dentais também podem causar mudanças de cores nas resinas restauradoras, que são utilizadas nas obturações, de acordo com a variação do material da resina.

O ESTUDO

Três tipos de cremes dentais foram utilizados na pesquisa. Dois deles com função clareadora no rótulo e um não. 30 voluntários foram testados durante 90 dias e, depois deste período nenhuma alteração na cor dos dentes foi observada. Mas nem tudo é notícia ruim. Não houve verificação de desgaste nos dentes na comparação com o creme dental sem indicação de clareamento.

Lourenço de Moraes Rego Roselino, cirurgião-dentista e coordenador da pesquisa, falou sobre a pesquisa: “As alterações de cor e de rugosidade de superfície das resinas compostas e do dente, foram avaliadas na cavidade bucal, com a presença de saliva e enzimas, por meio da escovação com cremes dentais clareadores, enquanto a maioria dos estudos publicados indicam que foram feitos em laboratório”, enfatiza.

Os principais objetivos da pesquisa era constatar a eficiência ou não dos clareadores, e se eles poderiam causar qualquer tipo de prejuízo às resinas compostas, responsáveis pela restauração estética dos dentes.

Mas a pesquisa não para por aqui e irá continuar comparando os resultados clínicos com o estudo laboratorial, feito antes, para verificar se diferentes formas de análise podem apresentar resultados diferentes.

Enquanto isso, com tantos contras, por que comprar clareadores dentais?

Leia também:

ANTISSÉPTICOS BUCAIS FAZEM BEM OU MAL?

MICROESFERAS DE CREMES DENTAIS: DENTISTAS AMERICANOS AS ENCONTRARAM NAS GENGIVAS DE PACIENTES

CLAREADORES DENTAIS: AGORA SÓ COM PRESCRIÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...