O frio ajuda a emagrecer


O frio ajuda a perder os quilinhos a mais. Uma maneira barata de perder peso? Aproveitar o inverno, sair, passear, não ficar em casa debaixo das cobertas para não sentir frio.

A teoria de que o frio emagrece decorre de vários estudos onde se investigaram os efeitos do frio sobre o metabolismo humano.

Um deles, feito por pesquisadores da holandesa Universidade de Maastricht, descobriu que expor o corpo à temperaturas mais baixas não apenas ajuda a combater a obesidade, como permite que o corpo se adapte e responda melhor às mudanças de temperatura do ar, bem como ao choque térmico. 

Este estudo consistiu em expor voluntários a baixas temperaturas e, que depois do primeiro calafrio, os voluntários se sentiam sempre mais adaptados ao frio porque conseguiam gerar o calor necessário para não tremerem, o que seria um sintoma da ativação dos tecidos adiposos marrons. 

“Nossa hipótese – dizem os pesquisadores holandeses liderados pelo Dr. Wouter van Marken Lichtenbelt – é de que o ambiente térmico influencia a saúde humana e, em particular, a exposição frequente a um frio leve pode afetar significativamente o nosso consumo de energia por longos períodos de tempo”. Na prática, se você quiser perder peso, você deve evitar o calor extremo e treinar-se a viver abaixo dos 20 graus.”

Em um outro estudo, publicado na revista Cell Metabolism, um grupo de pesquisadores norte-ametricanos descobriu que os calafrios liberam no corpo um hormônio que estimula o tecido adiposo marrom a produzir calor para que o corpo possa manter sua temperatura interna. O hormônio se chama irisina e é produzido também pelos músculos durante exercícios físicos. A pesquisa concluiu que sentir frio melhora o metabolismo e queima a gordura marrom exatamente como acontece quando estamos na academia. 

Então, vamos aproveitar os dias de frio, que não são muitos no nosso país, para deixarmos a preguiça de lado e sairmos nem que seja para queimar umas calorias a mais.

Leia também: Por que estamos cada vez mais gordos?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...