Diarreia: 10 alimentos benéficos 


O que fazer em caso de diarreia? Tomar um remédio pode ser para muitos a escolha mais óbvia. Os medicamentos têm o efeito de parar a diarreia em um curto espaço de tempo, permitindo que a pessoa volte às suas atividades diárias comuns, como por exemplo trabalhar. Porém, desta forma, o corpo pode não se livrar de qualquer bactéria ou toxinas que, graças a diarreia, teriam sido expelidas.

Entre as causas de diarréia pode haver: alergias, intoxicação alimentar, distúrbios intestinais, efeitos secundários de medicamentos, indigestão e consumo excessivo de álcool.

A escolha de determinados alimentos pode ajudar a fazer com que a diarreia seja suportável, encurtando o seu curso. Sugerimos alguns deles, apontando que as reações do corpo a estes alimentos pode variar de pessoa para pessoa.

1. Arroz integral

O arroz integral é recomendado em casos de diarréia por causa de seu alto conteúdo de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater os sintomas deste distúrbio. O arroz irá ajudar na eliminação das toxinas do corpo e pode trazer alívio ao intestino em um curto espaço de tempo. Há quem prefira o arroz branco por medo das fibras do integral. Vai do organismo de cada um. Ambos são recomendados.

2. Banana

As bananas ajudam a reabastecer o corpo dos minerais expulsos durante a diarreia. Elas também podem absorver alguns dos líquidos presentes no intestino, de modo a torná-lo menos irritado. Em geral, as bananas promovem o trânsito intestinal e contribuem para a sua regularidade.

3. Iogurte

O iogurte tradicional é geralmente considerado muito útil para ser tomado em caso de diarreia, a fim de reequilibrar a flora intestinal, mas a sua ingestão só será útil no caso dele conter fermentos vivos e ativos.

4. Limão

O limão tem propriedades que podem influir positivamente sobre o sistema digestivo. No caso de diarreia o limão pode ser consumido em fatias, tal como o próprio fruto, ou sob forma de suco, que pode ser diluído em água ou espremido em chá de ervas.

5. Alho

O alho é um dos alimentos considerados como um verdadeiro remédio natural, adequado para a proteção da nossa saúde. O alho ajuda a promover a expulsão pelo organismo, de vírus, bactérias ou parasitas que podem ser os responsáveis pelos transtornos da diarréia.

6. Cenouras

O consumo de cenouras é recomendado no caso de diarreia pela sua riqueza de vitaminas, que ajudam a reintegrar o organismo, e da pectina, útil para o funcionamento do intestino. As cenouras podem ser comidas preparadas sob a forma de puré ou como suco.

7. Chás

Em situações de irritabilidade intestinal e de irregularidade, existem algumas plantas medicinais que são úteis na preparação de chás, com capacidades de atuar na musculatura do intestino, levando-o ao seu funcionamento normal. Entre as plantas medicinais mais úteis para este fim estão a malva, a camomila, a a erva-cidreira.

8. Aveia

A aveia é um cereal muito rico em fibras solúveis, considerado útil para acalmar os intestinos e encorajar o regresso à normalidade das suas funções. A fibra solúvel absorve o excesso de líquido e permite o alívio da dor e o desconforto em curto prazo. A aveia pode ser consumida sob a forma de flocos para ser colocada no feijão, feita como mingau, em sopas ou acrescentada à banana amassada.

9. Maçã

As maçãs são ótimas para a saúde em geral e são úteis no caso de diarreia. Elas podem ser comidas cruas ou cozidas, são facilmente digeridas e, assim como aveia, contêm fibras solúveis que ajudam a restaurar o bom funcionamento do intestino.

10. Sopas

Sopas, cereais e legumes, não excessivamente quentes, ajudam nos casos de diarreia. O seu calor dá uma sensação de relaxamento e ajuda a restaurar o equilíbrio das funções intestinais. As sopas também ajudam o corpo a repor os sais minerais e as vitaminas perdidas durante os episódios de diarreia.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...