Beber tanta água acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer


Beber tanta água sempre foi uma recomendação médica para se manter saudável. Hidratatar-se permite a eliminação de toxinas e o transporte de nutrientes para as células. Além disso, a água é necessária para manter a humidade das membranas mucosas do nariz e da garganta, e falta de uma hidratação correta pode causar desidratação, uma condição que não permite o corpo funcionar bem, podendo causar fadiga e cansaço.

Mas a importância da água, como indicam algumas pesquisas clínicas, também está ligada a um outro fenômeno: a termogênese, ou seja, à produção de calor pelo organismo. Vários estudos têm mostrado que beber mais água ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar mais calorias.

Em um estudo publicado há alguns anos no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, investigou-se o efeito que a água tem sobre a taxa metabólica, ou seja, quantas calorias são queimadas pelo corpo a cada dia. Os investigadores descobriram que o consumo de dois copos de água, equivalente a cerca de meio litro, à temperatura ambiente (22°C), aumentava em 30% a taxa metabólica de homens e mulheres.

O aumento do metabolismo começava 10 minutos após beber e atingia um pico após 30-40 minutos. O fato de que a água no corpo passava de 22 para cerca 37 graus, faz com que se queime gorduras e carboidratos, seja nos homens que nas mulheres.

Um outra pesquisa, feita em Israel, também encontrou um efeito semelhante em crianças com idades entre 8 e 11 anos, que estavam com sobrepeso. A pesquisa observou um aumento médio de 25% da taxa metabólica depois de beber água (4°C, para uma quantidade de 10 ml/kg): o efeito começou dentro de 24 minutos após a ingestão e durou em média 40 minutos. Neste caso, o mérito seria não apenas do efeito termogênico, mas também dos músculos: um tecido muscular adequadamente hidratado, é mais ativo do ponto de vista do metabolismo. Daí a necessidade não apenas de beber, mas também de beber com frequência, durante todo o dia.

Resumindo, para dar uma força a mais na dieta, podemos beber tanta água e com frequência. Para alguns isso já é um hábito rotineiro mas tantas outras pessoas, precisam ser “lembradas” de beber água. 

Leia também: Conheça os alimentos que ajudam a eliminar a nicotina




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...