Quantas calorias tem a sua bebida preferida?


Escrever nos rótulos das bebidas alcoólicas quantas calorias elas contêm. Esta é a proposta que Fiona Sim, presidente da Royal Society for Public Health, escreveu no British Medical Journal. As bebidas alcoólicas, de fato, contribuem para a obesidade e as leis deveriam exigir que os rótulos deixassem explícita a quantidade de calorias contidas em cada bebida, além do seu teor alcoólico.

Desde 2011, os alimentos embalados na União Europeia foram objetos de um regulamento que institui a rotulagem dos ingredientes e das informações nutricionais adicionais, incluindo o conteúdo de energia (calorias). Mas as bebidas que conteêm mais de 1,2% em volume de álcool são isentas deste requisito, e os consumidores ficam sem saber quantas calorias têm as bebidas alcoólicas que estão ingerindo.

Entre os adultos que bebem, estima-se que 10% da sua ingestão diária de calorias venha do álcool, disse Fiona Sim. No entanto, uma pesquisa recente revelou que 80% dos 2.117 adultos entrevistados, não sabiam o teor calórico das suas bebidas preferidas, e a maioria desconhecia completamente o fato de que o álcool deveria ser incluído no cálculo total das calorias diárias adquiridas.

“A maioria das mulheres, por exemplo, não sabe que dois copos grandes de vinho contêm 370 calorias, quase um quinto do consumo diário de calorias recomendado, além de conter mais do que o limite diário de álcool recomendado”, diz a médica.

Muitos entrevistados eram a favor da rotulagem das calorias em bebidas alcoólicas. Alguns fabricantes de bebidas alcoólicas já começaram a introduzir a rotulagem nutricional, o que sugere que não há nenhuma desvantagem comercial em fornecer tal informação. No entanto, as informações dadas aos consumidores devem ser “precisas, claras e significativas”.

A Food and Drug Administration ordenou que se indique nas etiquetas, a quantidade de calorias contidas nas bebidas alcoólicas, a partir de dezembro de 2015, nas cadeias de restaurantes norte-americanos com 20 ou mais pontos de venda.

No Brasil, os rótulos das bebidas alcoólicas não são obrigados a fornecer informação nutricional, como a quantidade de calorias. 

Enquanto isso, saibamos que as bebidas alcoólicas também podem engordar. Uma latinha de cerveja contém em média 100 calorias, uma taça de vinho tinto: 90 calorias, um copinho de martini: 120 calorias.

Leia também: Conheça 10 alimentos que purificam o fígado

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...