Câncer: 8 regras para prevenir os tumores malignos


Tumores e prevenção. Pouco álcool, zero fumo, exercícios físicos e nada de bronzeamento artificial: para prevenir o câncer, ou pelo menos tentar, bastaria seguir algumas regras simples, compostas não apenas de bons hábitos alimentares, mas de adotar um estilo de vida que faça com que nosso corpo fique menos vulnerável, especialmente às doenças mais temidas como o câncer.

De acordo com oncologistas de 40% dos cânceres são passíveis de prevenção e é por isso que ditam oito regras de ouro anticâncer:

1. Zero cigarros

25-30% de todos os cânceres estão ligados ao tabagismo. A cada ano, três milhões de pessoas no mundo que perdem a vida por esta causa: estima-se que os fumadores morrem em média oito anos antes dos não fumantes. E muitos estudos confirmam o perigo do tabagismo passivo também.

Leia também: Fumo passivo danifica a artéria de crianças

2. Consumo moderado de álcool

O álcool aumenta o risco de câncer da cavidade oral, faringe, esôfago e laringe. Ele também está fortemente relacionado com o aparecimento de câncer do fígado, intestino e mama. Oncologistas desaconselham o consumo de bebida alcoolica antes dos 15 anos.

3. Dieta mediterrânea

Um maior consumo de frutas e vegetais, especialmente crus, tem um forte efeito protetor sobre o risco de vários cânceres, principalmente nos sistemas digestivo e respiratório.

4. Manter o peso sob controle

A obesidade e a ingestão elevada de óleos refinados industrializados são fatores de risco importantes a se evitar. Pessoas com excesso de peso igual têm maiores taxas de mortalidade por câncer de cólon e reto, próstata, útero, bexiga e mama.

Leia também: Por que estamos cada vez mais gordos?

5. Atividade física

Quantas vezes você já ouviu falar? Praticar esporte reduz muito as chances de desenvolver câncer. A pessoa sedentária tem uma probabilidade de 20-40% maior de adoecer.

Leia também: O segredo para não envelhecer? Ficar em pé

6. Zero bronzeamento artificial

O perigo das lâmpadas está mais que comprovado e o bronzeamento artificial é considerado tão cancerígeno quanto o cigarro. A exposição prematura à estas luzes, particularmente antes dos 30 anos, aumenta em 75% o risco de desenvolver melanoma. A presença de pintas também significa uma maior predisposição para o desenvolvimento de neoplasias da pele, por isso as pintas devem ser mantidas sob controle.

Leia também: Bronzeamento artificial: um problema de saúde pública

7. Proteja-se contra as doenças sexualmente transmissíveis

15-20% dos tumores vêm de infecções que podem ser prevenidas. Estes incluem hepatite e vírus do papiloma, que podem ser transmitidos através das relações sexuais. Para se proteger, use sempre preservativos.

8. Diga não às substâncias dopantes

Os esteróides anabolizantes implicam em um aumento do risco de câncer, particularmente do fígado, próstata e rim.

Talvez te interesse ler também:

GRAVIOLA CURA CANCER? VERDADE OU MENTIRA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...