Daltônicos veem cores pela primeira vez: reação emocionante


Pessoas com daltonismo têm uma visão limitada, prejudicada pelo fato de não conseguirem distinguir as cores e, em alguns casos, também as formas. Mas, com a ajuda de óculos especiais, algumas conseguiram ver o mundo como ele realmente é. E a reação delas foi comovente.

Enxergar as cores é uma condição natural para a maioria, mas quem é daltônico não pode desfrutar desse luxo por não perceber diferenças entre todas ou algumas cores, principalmente entre o vermelho e o verde. Não por acaso esta doença é considerada uma forma de cegueira para as cores.

Mas agora, mesmo não havendo uma cura para tal distúrbio, é possível permitir que as pessoas que vivem com esta perturbação da percepção visual, possam admirar a beleza de uma obra de arte ou de uma cidade.

EnChroma, por exemplo, tem feito óculos especiais com filtros que “permitem às pessoas daltônicas de verem as cores pela primeira vez em suas vidas”, como explicou o co-fundador Donald McPherson. “O problema está nos olhos com fotopigmentos, por isso a ValsparPaint está a trabalhando com Enchroma para restituir a estes olhos, todas as cores do mundo”.

Para mostrar suas reações, a empresa fez um vídeo em que uma câmera segue várias pessoas daltônicas enquanto elas interagem com diferentes instalações de arte de cores brilhantes, usando os óculos especiais. “Color for the Colorblind” é um pequeno documentário sobre o que aconteceu quando a VasparPaint colaborou com EnChroma para ajudar as pessoas a passarem por essa experiência com cores, pela primeira vez”.

“Houve uma época em que outras meninas zombavam de mim porque eu não reconhecia determinadas nuances e eu me sentia desconfortável”, disse Atlee no filme. Em seguida, a mulher se surpreende com uma mancha de tinta rosa na parede, se volta para outras faixas de cores e revela emocionada: Eu nunca tinha visto isso. Eu só quero chorar um pouco. Eu nunca tinha percebido o quanto eu era atingida pelo fato de não ser capaz de ver o mundo da mesma forma que as outras pessoas o veem”. Mas há também o pai que admira pela primeira vez os desenhos coloridos do filho e outras histórias igualmente emocionantes.

Daltônicos sem óculos

Daltônicos com óculos

A empresa está começando a se concentrar em ajudar as crianças, uma população particularmente importante, estimuladas continuamente na escola, para ver e distinguir cores. Por causa de um diagnóstico errado, as crianças daltônicas são muitas vezes inadvertidamente rotuladas como possuidoras de uma dificuldade de aprendizagem.

A empresa já começou a comercializar seus óculos, cujos preços variam de 350 a 450 libras esterlinas.

Leia também: Quer viver mais? Siga um objetivo!

Fonte fotos: Enchroma




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...