Digital Detox: a desintoxicação da internet e redes sociais


Se ao acordar a primeira coisa que você faz é ver o celular e as notificações do WhatsApp, você, assim como um tabagista, está viciado. Seriamente viciado em tecnologia digital!

Muitos de nós nos tornamos viciados em Internet, smartphones, tablets, redes sociais: nossos companheiros fiéis de todos os dias, seja para os negócios que para o lazer. No entanto, uma vez que está chegando o final do ano, os feriados e as férias, por que não aproveitar a oportunidade para fazer um pouco de “digital detox“?

Cômoda e divertida, a tecnologia digital foi capaz de fazer com que quase todos nós fôssemos seus escravos (inclusive aqueles que inicialmente conseguiram resistir aos seus encantos!). É possível, no entanto, e mesmo necessário, resistir à tendência inexorável que nos direciona para à primeira conexão disponível.

O tempo mínimo para a desintoxicação são 24 horas, mas, na realidade, o ideal seria que, para evitar o uso de cada tipo de dispositivo, incluindo a televisão, ficássemos longe da rede durante pelo menos 72 horas.

Quem diz isso é Keith Ferrazzi, autor norte-americano de dois best-sellers sobre a desintoxicação digital, uma prática que, resumidamente, proporciona bem-estar e melhora as relações interpessoais.

Como fazer desintoxicação digital de fim de ano

Aqui vão 5 dicas para colocar em prática o digital detox de fim de ano:

PLANEJAR UM PERÍODO

Primeiro você tem que escolher o melhor momento para desintoxicação do excesso de tecnologia. As férias de fim de ano são o momento perfeito, porque todo mundo está ocupado com a família e amigos e, portanto, não se preocupe se você não estiver conectado e estiver menos disponível para responder aos e-mails, mensagens, solicitações de redes sociais, etc.

Leia também: Ansiedade: verificar o e-mail com muita freqüência aumenta o estresse

AVISE A TODOS

Os amigos que te conhecem como o grande usuário dos sistemas de alta tecnologia e comunicação, não devem se preocupar com o seu sumiço digital: avise-os que você estará off-line, com respostas automáticas por e-mails, mensagens de voz, etc. Isso permite que você se concentre nas pessoas que você está vendo pessoalmente, recomenda Ferrazzi.

ALTERNATIVAS DIVERTIDAS

Se você é viciado em internet e redes sociais, provavelmente é porque usar-lhes te dá satisfação, e a maior parte do tempo é muito divertido mesmo. Mas, para garantir que a desintoxicação seja bem sucedida, é importante encontrar alternativas que possam ser atraentes para você, como caminhadas ao ar livre, choppinho com os amigos e jogos em companhia deles.

Leia também: Os jogos de tabuleiro são bons para o cérebro

AMBIENTE FAVORÁVEL

Faça desaparecer de vista todos os objetos de tentação: controles remotos, computadores, dispositivos eletrônicos de todos os tipos. Como se costuma dizer “o que olhos não veem, o coração não sente”! Se você puder esquecer, pelo menos por um tempo, a existência da rede, o digital detox sera mais fácil.

USE A TECNOLOGIA COM CRITÉRIOS

Talvez um curto período de digital detox possa fazer com que você entenda que é possível viver bem sem tanta tecnologia por perto, ou pelo menos limitar a sua utilização, como enfatiza Ferrazzi:

“Lembre-se que você é quem domina os dispositivos, e não o contrário, aproveite o retorno à hight-tech para dar novas prioridades à sua utilização”.

Será que você é viciado em celular?

Veja o vídeo do Psicólogos de São Paulo e confira se você se reconhece em algum (s) desses sinais:

Bom Descanso e Boas férias fazendo Digital Detox 🙂

Talvez te interesse ler também:

Anti Social Club: conheça um grupo de jovens anti redes sociais

Se você anda com o celular na mão, você é um smombie

Jovem de 20 anos fica parcialmente cega usando celular ao sol




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...