Dor de cabeça: reduzir o sal pode ajudar a diminuir os ataques


O sal é um alimento que todos nós devemos reduzir, visto que o consumimos demasiadamente seja como condimento nas receitas, seja porque vem “escondido” na maioria dos produtos industrializados. Porém, agora uma nova pesquisa evidenciou que o sal pode ser particularmente prejudicial para aqueles que sofrem de dores de cabeça constantes ou não.

De acordo com o estudo realizado por uma equipe da Universidade Johns Hopkins e publicado na revista British Medical Journal, a redução do consumo de sal para o peso máximo de 3 gramas diários recomendado pela comunidade de especialistas internacionais, poderia reduzir os episódios de dor de cabeça em até 31%.

Limitar o uso de sal para a metade de uma colher de chá é útil contra dores de cabeça, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e reduzir a freqüência cardíaca. Obviamente, o benefício será sentido não só por aqueles que sofrem de frequentes episódios deste incômodo, mas também por quem tem dor de cabeça apenas de vez em quando.

A pesquisa tomou uma amostra de cerca de 400 pessoas. Um grupo foi alimentado com uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gordura saturada; o outro grupo, com uma dieta do tipo “ocidental”. No entanto, todos, indiscriminadamente, consumiram diariamente no primeiro período de 30 dias, 9 gramas de sal, em seguida, 6 e finalmente, 3, na subsequente monitorização de 90 dias.

Cada participante teve que preencher um questionário no qual foram relatados efeitos colaterais e problemas de saúde encontrados: dores de cabeça, sede excessiva, falta de energia, náuseas e outros.

Como disse Lawrence Appel, autora do estudo, vê-se que é precisamente a ingestão de sal que faz a diferença na comparação das dores de cabeça com outras medidas dietéticas:

“A ingestão reduzida de sal conseguiu conter o problema, enquanto as dietas em si não tiveram efeito. Reduzir o sal pode ser uma nova abordagem para prevenir a dor de cabeça.”

Talvez te interesse ler também:

SAL AMARGO: DESCUBRA TODOS OS USOS E BENEFÍCIOS

10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

AS SEIS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR DE CABEÇA, INCLUINDO A ENXAQUECA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...