Cárie: balas sem açúcar que protegem os dentes das cáries 


Balas e outros doces podem causar cáries, por isso, não exagere e seria bom que se escovassem os dentes imediatamente após a ingestão de guloseimas açucaradas. Os dentistas repetem isso tantas vezes ao dia. Mas agora, cientistas alemães estão desenvolvendo balas que seriam uma ajuda especial na proteção dos dentes contra as cáries e as bactérias que as causam.

Christine Lang, da Sociedade Organobalance de Berlim e seus colegas, desenvolveram uma bala que faz bem aos dentes. Estas contêm bactérias “boas” que podem “combater” com as bactérias que mais provavelmente causam a cárie dentária.

Os indivíduos que foram convidados a consumirem as novas balas tiveram uma redução nos níveis de bactérias “ruins” na boca. A pesquisa em questão foi publicada na revista científica Probiotics and Antimicrobial Proteins.

Depois de comer, as bactérias indesejáveis que recobrem a superfície dos dentes liberam ácidos. Lentamente, o ácido dissolve o esmalte dos dentes. O esmalte se consome e assim se desenvolvem as cáries. Na opinião dos especialistas, a bactéria com maior probabilidade de causar a cárie dentária é a Streptococcus mutans.

Os pesquisadores sabiam que alguns tipos de bactérias, tais como a Lactobacillus paracasei, presente por exemplo no kefir, reduz os níveis de Strptococcus mutans na boca. Eles, então, selecionaram um número de bactérias benéficas que podem ajudar a prevenir a cárie dentária para desenvolver balas sem açúcar possivelmente úteis na proteção dos dentes.

O efeito das balas foi testado em um grupo de voluntários que deveriam consumir cinco balas ao longo de um dia e meio. Os resultados foram animadores.

Assim, em breve teremos a bala que previne a cárie dentária?

Talvez te interesse ler também:

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...