Stand Up Paddle: 10 Benefícios deste Esporte


Em pé em cima de uma prancha. Essa pode ser a tradução literal do que é o Stand up paddle (SUP). Derivado do surf, esse esporte se disseminou e ganhou as praias, rios e lagoas. Aos olhos de quem não conhece muito bem essa modalidade, pode parecer complicado de praticar, mas, na verdade, não é.

Além de simples, este esporte é ótimo para o corpo e também para a mente. O SUP, como é mais simplesmente denominado, ganhou adeptos no mundo inteiro justamente por causa destes benefícios. E a febre foi tanta que criaram-se várias modalidades dentro desta atividade porque, quem sobe e fica em equilíbrio na prancha, não quer mais sair dela. Assim inventaram o SUP Fishing, o SUP Downwind, o SUP Wave, o SUP Remada, o SUP Yoga e por aí vai:

STAND UP PADDLE, NÃO É À TOA QUE VIROU FEBRE. CONHEÇA TODAS AS MODALIDADES

Agora conheça abaixo os 10 principais benefícios deste esporte para se convencer do quanto é vantajosa essa atividade e, depois, é só pegar prancha e remo e curtir essa onda.

1. Acalma corpo e mente

Estar em contato com a natureza é por si só uma atividade relaxante. Aliado a prática de exercícios físicos, que liberam substâncias, como a endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar, o Stand up paddle é uma excelente forma de relaxamento do corpo e da mente.

2. Trabalha os músculos

O Stand up paddle proporciona um trabalho muscular completo, de todo corpo: braços, pernas, ombros, tronco, são vários os músculos favorecidos pela prática dessa atividade. Algumas modalidades, como o SUP Pilates, exigem ainda mais trabalho muscular.

3. Melhora o equilíbrio

Pelas peculiaridades do esporte, o Stand up paddle ajuda muito no equilíbrio, seja em pessoas mais jovens, ou idosos. Há um ganho na postura também, graças a todo trabalho que a atividade exige do corpo.

4. Melhora a postura

Para se manter em equilíbrio, é preciso manter as costas eretas, o abdômen contraído, o quadril encaixado, e isso faz bem à postura. Sem contar que o próprio exercício de braços (a remada do SUP) reforça a musculatura das costas, o que é importante para manter a espinha dorsal alinhada.

5. É bom para o coração

A atividade ajuda ainda a estimular e melhorar o sistema cardiovascular, reduzindo as chances de problemas cardìacos como infarto e AVC pois trata-se de um verdadeiro exercício aeróbico, assim como a corrida, a caminhada, a natação, etc.

6. Emagrece

O Stand up paddle pode ser uma ótima escolha para quem quer perder ou manter o peso. Em 1 hora de atividade é possível gastar cerca de 400 calorias.

7. Alivia dor nas articulações e tem efeito protetivo sobre elas

Por não ser um esporte de alto impacto, e trabalhar o corpo inteiro, o Stand up paddle pode ajudar a proteger as articulações, bem como aliviar possíveis dores.

8. Reforça a imunidade

Poucos esportes são tão privilegiados como o Stand up paddle: o praticante fica cercado de água por todos os lados, em contato direto com a natureza, o que proporciona sensação de bem-estar e uma melhora na qualidade de vida, o que sem dúvidas repercute no sistema imunológico do praticante, reforçando-o.

9. Menos ansiedade, tensão e estresse

Pelo fato de ser um esporte de contato direto com a natureza, o SUP ajuda a reduzir a ansiedade, a tensão e o estresse. Além dos fatores água e da própria natureza, que vários estudos indicam os benefícios de se ter um contato frequente, o SUP é praticamente uma meditação, uma forma de colocar-se literalmente em equilíbrio na prancha, mas também em equilíbrio com si mesmo: o turbilhão de pensamentos, tendem a se acalmarem em meio ao silêncio da natureza.

10. Contribui para a saúde mental

Falamos que o SUP ajuda a reduzir a ansiedade, a tensão e o estresse, e isso tudo se traduz em saúde mental. Quem pratica Stand up Paddle diariamente se sente mais tranquilo, disposto e feliz. A atividade proporciona um mix de liberdade e prazer, algo que não é tão simples de se obter dentro do murmurinho das academias.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...