Zero refrigerante e outras bebidas açucaradas (nem suco natural) a crianças menores de 5 anos


Muito se fala sobre a introdução alimentar das crianças e o quanto os pais devem incentivar uma alimentação saudável e variada desde cedo. Mas poucos são os que se preocupam com o que as crianças tomam. Não é raro que bebês pequenos experimentem sucos de fruta, logo após desmamarem e, algumas vezes, até antes.

No entanto, as principais organizações sanitárias norte-americanas (as Academy of Nutrition and Dietetics, American Academy of Pediatric Dentistry, American Academy of Pediatrics e American Heart Association), elaboraram um material informativo para orientar os pais e cuidadores, nesse sentido.

São diretrizes sobre bebidas permitidas para crianças de até 5 anos. Nessa lista, até mesmo sucos naturais ficam de fora, pois também podem ajudar a alterar o paladar, de modo a fazer a criança ficar acostumada demais com o “doce” de tais bebidas.

A seguir, confira quais são as recomendações dos especialistas:

Bebês de até 6 meses – Nessa fase tudo que a criança precisa é de leite materno, ou fórmula, caso a mãe não possa amamentar. Nada mais que isso. O leite tem todos os nutrientes que o bebê precisa;

Bebês de 6 meses até 1 ano – Além de continuar com o leite materno ou fórmula, os pais podem dar um pouco de água, assim que começarem a introduzir os sólidos;

Crianças de 1 a 2 anos – Elas devem tomar de 1 a 4 xícaras de água, a depender do quanto são ativas, da quantidade de leite que ainda ingerem e dos alimentos, como sopas, que tomam diariamente. Nessa faixa etária já é possível introduzir leite integral pasteurizado (uma dose de 2 ou 3 xícaras por dia);

Crianças de 2 a 3 anos – Já é permitido dar à criança meia xícara de suco de frutas 100% integral, além da quantidade de água anteriormente recomendada (de 1 a 4 xícaras). Além disso, prefira o leite desnatado ou semidesnatado para ajudar no controle de calorias e gorduras;

Crianças de 4 a 5 anos – Nessa etapa, dê cerca de 2 xícaras e meia de leite desnatado ou semidesnatado por dia e aumente a quantidade de água para 5 xícaras.

guia bebidas criancas

O que não se deve dar de beber a uma criança menor de 5 anos

Bebidas açucaradas, com cafeína, refrigerantes, leites vegetais (que não suprem as necessidades nutricionais), energéticos, leites aromatizados e sucos de frutas devem ser evitados até os 5 anos.

A ideia é evitar que as crianças adquiram um paladar “viciado” para doces e acostumem-se com líquidos mais saudáveis, como a água.

Talvez te interesse ler também:

CONTRA PAIS E FILHOS MALCRIADOS, MENSAGEM VIRALIZA NA INTERNET

O MÉTODO DINAMARQUÊS QUE COMBATE O BULLYING ENSINANDO EMPATAI E FELICIDADE ÀS CRIANÇAS

O CORPO DAS CRIANÇAS ESTÁ CHEIO DE SUBSTÂNCIAS PLÁSTICAS, DIZ ESTUDO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...