#Elfontheshelf: o que é e como funcionam os elfos nas prateleiras que estão conquistando o mundo

A brincadeira do Elfo é muito interessante, mas é preciso colocar regras justas na prateleira.


Já ouviu falar do Elf on the shelf que é uma brincadeira de Natal dos EUA? O Elf on the Shelf (tradução literal: Elfo na prateleira), teve início em 2004 e rapidamente muitas pessoas incorporaram essa brincadeira à tradição do Natal.

A brincadeira se baseia na história de que o Elfo vem do Polo Norte para ajudar o Papai Noel a observar as crianças, para saber se elas estão se comportando bem ou não.

As crianças se comportando bem, o Elfo as coloca em uma lista para entregar ao Papai Noel, para que sejam recompensadas com o presente do bom velhinho.

Para realizar essa brincadeira tem até o kit com o livro + Elfo vendido em várias lojas dos Estados Unidos ou neste site Elf on the shelf. Inclusive no site tem vídeos e outros livros com histórias sobre o Elfo, bonecos do Elfo, acessórios para o Natal com o Elfo, entre outros.

O livro que deu origem à história do Elfo na Prateleira

elf livro

O livro The Elf on the Shelf: A Christmas Tradition conta em forma de rima, a história do Papai Noel e seus assistentes elfos, descrevendo como eles são e ensinando a fazer a brincadeira do Elfo na prateleira.

Para começar, orienta-se as crianças a darem um nome ao Elfo para que a magia tenha início. Não se pode tocar no Elfo para que a magia não se quebre. Pode-se escolher o tom de pele e o gênero do Elfo.

Segundo conta essa história, todas as noites, o Elfo volta para o Polo Norte para contar ao Papai Noel o que viu na casa da criança. No dia seguinte, ele aparece em outro lugar da casa.

A tradição é mudar a posição do Elfo na casa, várias vezes ao dia. Os adultos fazem isso de modo que as crianças não vejam, para alimentar a fantasia delas.

O livro foi escrito por Carol Aebersold, sua filha Chanda Bell e ilustrado por Coe Steinwart.

O filme baseado no livro sobre o Elfo na Prateleira

Existe o filme do Elf on the shelf, baseado na história do livro, mostrando a caixa do livro com o elfo sendo colocada na porta da família, pelo correio. Este é o trailer do filme publicado no canal Elf on the shelf Official.

 

O Jogo do Elfo na Prateleira

As regras principais da brincadeira são:

  • Colocar, sem as crianças verem, o elfos em qualquer lugar da casa.
  • A chegada do Elfo deve se dar na noite anterior, com uma carta de apresentação, na porta, depois que as crianças estiverem dormindo.
  • Para não anular a “magia” não pode tocar no Elfo.
  • Na parte de trás de cada livro, as famílias devem escolher o nome do Elfo e escrevê-lo junto com a data em que trouxeram o Elfo.
  • Adultos e crianças podem conversar com os elfos e contar a ele o que gostariam de compartilhar com o Papai Noel.
  • A brincadeira termina em 25 de dezembro, quando o Elfo retorna ao Pólo Norte para voltar só no Natal do ano seguinte.
  • Nessa brincadeira, as crianças passam a focar mais no elfo e seus movimentos pela casa.
  • Todos os dias as crianças têm a aventura de descobrir o esconderijo do elfo, sempre diferente (escolhido pelos pais que o colocam em vários lugares da casa).

Uma outra Versão do Jogo do Elfo na Prateleira

Na Itália tem se adotado a adaptação dessa história, que é do livro Che la magia abbia inizio…: Attenzione: elfo in arrivo!“, de Martina Caterino e Monica Pezzoli. Neste livro, as regras da versão americana, foram mudadas, oferecendo mais liberdade de ação aos participantes da brincadeira.

Nos EUA, a brincadeira começa no dia de Ação de Graças, na Itália se inicia no dia 01 de dezembro.

As crianças na Itália vão encontrar o Elfo pela manhã e, ao contrário da tradição norte-americana, podem pegá-lo e brincar com ele. No dia seguinte, elas vão achar o elfo em outro lugar e em outra posição e assim irá até o fim do dia 24 de dezembro, quando será o momento de se despedir do elfo, pois ele irá voltar com o Papai Noel para o Pólo Norte.

elf on the shelf 3

Fonte foto: Instagram

Diferentemente da versão norte-americana, na Itália, a interação com o Elfo é bem outra. No site do livro Che la magia abbia inizio…: Attenzione: elfo in arrivo!, Martina Caterino, a autora do livro esclarece as diferenças:

Em linhas gerais, os motivos são os seguintes:

  • Na tradição norte-americana, o Elfo visita as crianças para checá-las e contar ao Papai Noel se elas se comportam bem ou não.
  • Nesta versão, a autora por não gostar dessa ideia de julgamento, transformou a brincadeira em um momento em que alegria e despreocupação prevalecem.
  • Nesta versão, o Elfo pode ser tocado, abraçado, mas há uma regra: não machucá-lo!
  • Outra modificação é que o Elfo italiano vem visitar as crianças para aprender a conhecê-las, ver como passam o tempo, quais programas elas assistem, o que leem ou quais são seus jogos favoritos.
  • Estas informações serão úteis para o Papai Noel preparar o presente adequado para cada criança.

Ideias lúdicas para brincar como Elfo durante o Natal

elf on the shelf 4

Fonte foto: Instagram

Pode-se fazer muitas atividades através da brincadeira com o elfo, para passar o tempo com a família durante o Natal, como por exemplo: montar a árvore de Natal, preparar biscoitos ou uma sobremesa, cantar músicas natalinas e confeccionar cartões e decorações de Natal, tudo isso com o Elfo por perto.

Tem gente que até faz uma porta de entrada para o Elfo, estimulando ainda mais a imaginação infantil! É possível confeccionar o boneco do Elfo artesanalmente, pelas fotos, dá para ver que ele é simples de fazer. No Pinterest existem várias publicações com ideias de cenários para o Elfo.

O lado triste da história do Elfo na Prateleira

elf on the shelf 5

Fonte foto: Instagram

Na véspera de Natal, o Elfo vai voltar para o Pólo Norte com o Papai Noel até poder retornar no próximo Natal. O editor e blogger Matt Pelc, através de seu artigo, “Como o elfo na prateleira arruinou o nosso Natal, “publicado na plataforma HuffPost Contributor, relata que fez a brincadeira em família do Elfo na prateleira, trazendo para sua casa uma elfa, que recebeu o nome Missy.

A filha de Matt, chamada Kelsey e com seis anos, ficou muito triste com a ideia da elfa, Missy, partir para o Polo Norte. Durante as festividades da noite, que incluiu brincadeiras com suas primas, uma de suas coisas favoritas, e a abertura de presentes, Kelsey estava triste e distante. A manhã do dia 25 de dezembro chegou, e com ela uma tonelada a mais de presentes, mas não demorou muito para que a tristeza e as lágrimas de Kelsey voltassem.

Kelsey chegou ao ponto de chorar, olhando a foto que tinha da elfa e que por muitas vezes não parou de olhar, sentindo tristeza. Ela passou janeiro chorando a falta de Missy até meados do mês de fevereiro! Ela sentiu uma sensação de dor e perda.

Ao ver a sua filha assim, Matt ficou arrasado, nada a deixava feliz! No outro Natal, Matt e sua esposa decidiram que não iriam repetir a tradição do elfo. Eles estavam preocupados que as memórias de Natal, da infância de Kelsey, ficassem para sempre obscurecidas pela tristeza.

Ao final das contas, decidiram revelar a verdade para Kelsey, e para isso aproveitaram um anúncio de brinquedo que mostrava o Elfo na prateleira, então usaram isso como uma maneira de dizer à ela que, embora Missy não fosse “real”, a ideia por trás dela era real.

Eles apresentaram o Elfo aos filhos como uma maneira de se relacionarem com eles, se divertindo e criando memórias duradouras, esclarecendo que jamais quiseram e causar tristeza e dor. Os pais de Kelsey suavizaram o golpe, dizendo que agora Missy não precisaria partir novamente. Kelsey conseguiu superar a revelação de Missy não ser real, e seguiu a brincar com a elfa. Esta foi uma questão difícil para Matt e sua esposa.

Mentir ou não para os s filhos? É melhor quebrar o encanto, agora ou mais tarde? Para estes pais, o Elfo na prateleira levantou essas questões e foi um desafio, mas no fim conseguiram lidar bem com a situação!

Reflexões sobre a brincadeira do Elfo: ponha regras justas na prateleira

A brincadeira é muito legal pois desenvolve a imaginação das crianças, o que faz parte do espírito natalino. Mas é importante ter alguma visão crítica, se os pais quiserem contribuir para que seus filhos desenvolvam valores íntegros e verdadeiros.

  1. Por que se comportar bem só no Natal?
  2. Só quem se comporta bem e age de maneira conveniente merece ganhar presentes?
  3. Por qual motivo o bom comportamento deve ser recompensado com presente?

Ao longo da história, de várias gerações, muitas coisas têm sido ensinadas que desencadearam o excesso de materialismo, consumismo, preconceitos, discriminação, desigualdade, competição e valores ilusórios em nossa sociedade.

Com o passar do tempo nos damos conta que vários conceitos, condicionamentos, ideias e valores que nos foram passados na infância, não correspondem à verdadeira realidade.

Os pais lidam com o grande desafio de ensinar seus filhos, correm o risco de deixar de promover valores essenciais de grande importância para a formação da criança, até por meio de uma simples brincadeira como o Elfo na Prateira, que promove regras que refletem algumas distorções de nossa sociedade capitalista.

Nada contra e tudo a favor do Elfo, desde que a brincadeira ensine valores mais profundos que o simples consumismo.

Talvez te interesse ler também:

PAPAI NOEL EXISTE? O QUE DIZER PARA AS CRIANÇAS?

NATAL: OS MELHORES PRESENTES NÃO TÊM PREÇO

NATAL: MAIS PAZ E HARMONIA E MENOS CONSUMISMO

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...