Veja por que bebês não devem nunca beber água antes dos 6 meses


Água? Nunca para os recém-nascidos! No primeiro ano de vida, mas especialmente nos primeiros seis meses, de fato, os bebês nunca deveriam beber água, caso contrário, poderiam ter complicações renais. Enquanto os adultos são compostos por 55-60% de água, a criança tem uma média de 75%. Isso significa que até mesmo a menor quantidade de água poderia afetar o já delicado equilíbrio do corpo de uma criança.

Até mesmo uma pequena quantidade de água, em suma, pode sobrecarregar os rins dos pequenos, levando, em casos mais extremos, a uma condição perigosa chamada hiponatremia (muita água que dilui os níveis de sódio do corpo).

Os pediatras sempre disseram isso mas agora alguns estudos confirmam este conselho, baseados em um dado de fato: entre outras coisas, os rins dos bebês são ainda muito imaturos, então a água poderia causar intoxicação devido a um desequilíbrio de eletrólitos, como o sódio.

Em outras palavras, os rins dos recém-nascidos ainda não atingiram um maturidade tal, de poder metabolizar o sódio.

Um vídeo da Tech Insider (abaixo, em inglês) explica claramente os riscos dos recém-nascidos que bebem até mesmo pouquíssima quantidade de água. Isso pode causar complicações como inchaço do cérebro, convulsões e, em casos extremos, morte.

E não só isso: dar água ao bebê também pode afetar sua nutrição e sua capacidade de receber uma nutrição adequada por causa da sensação de saciedade, que é imediatamente percebida, além de colocá-lo em risco de diarréia (a água pode não estar limpa e causar infecções).

Nada de água para crianças menores de seis meses portanto, e mesmo que esteja muito calor. Se o bebê for amamentado exclusivamente, o leite materno já irá satisfazer todas as necessidades de fome ou sede do bebê. Mas isso também no leite de fórmula, que é composto de mais de 95% de água. Em geral, ao amamentar, se fornece ao bebê toda a água que ele precisa, uma água “segura” e que protege o bebê.

Desde quando você pode começar a oferecer água para as crianças? De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, depois dos seis meses, quando você começar a introduzir comida para o bebê juntamente com o leite materno.

Talvez te interesse ler também:

GENGIVA INCHADA NO BEBÊ – COMO CURAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

ANDADOR: É POR ISSO QUE É MELHOR NÃO USÁ-LO, PALAVRA DOS PEDIATRAS

NÃO ECONOMIZE AFAGO E ABRAÇO NO BEBÊ. O CARINHO REDUZ A DOR, DIZ A CIÊNCIA!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...