Superpiolhos: piolhos muito resistentes aos tratamentos comuns


Já falamos várias vezes sobre as superbactérias resistentes aos antibióticos, mas agora o problema parece estar se expandindo e depois destas, vêm aí os superpiolhos. O que exatamente estaria acontecendo?

Os piolhos são pequenos parasitas dos seres humanos que, assim como as bactérias, desenvolvem resistência aos tratamentos comumente usados ​​para combatê-los, como os mais famosos shampoos químicos usados para acabar com eles.

O alarme sobre os superpiolhos resistentes vem de um novo estudo realizado pela dermatologista Ellen Koch, uma especialista da Universidade de Pittsburgh. O estudo foi publicado na revista científica Pediatric Dermatology.

Ao longo do tempo, a resistência aos tratamentos contra piolhos cresceu e agora os pesquisadores falam em superpiolhos, alertando que a luta contra estes parasitas tende a se tornar cada vez mais difícil. A culpa seria do uso difuso dos piretróides (como a deltametrina, substância presente em shampoos contra piolhos) que teria levado à atual ineficácia dos tratamentos das infestações. Assim como acontece na agricultura e na medicina, a resistência é uma consequência inevitável da exposição repetida de pragas, bactérias e parasitas a um único inseticida ou a um grupo de inseticidas e ou substâncias químicas que mais comumente agem contra estes males. A exposição às doses subletais destas substâncias leva à uma seleção natural de forte resistência aos produtos a que as populações são expostas.

piolho

Médicos e famílias devem estar portanto cientes de que os piolhos podem ser um problema não tão fácil de se resolver e, provavelmente, em escolas e locais frequentados por crianças, teremos que melhorar a prevenção.

Como prevenir piolhos

* Finalmente, podemos dizer que os remédios naturais contra piolhos, como por exemplo os óleos de neem e o de melaleuca, são considerados muito úteis na prevenção do problema. Passe um pouquinho de um destes óleos atrás da orelha e na nuca (áreas da cabeça que os piolhos mais gostam) para afastar estes parasitas ou dificultar que eles ali se instalem.

* No combate, retirar os piolhos com o pente fino e as lêndeas com as mãos também é fundamental mas, no último caso não é tão fácil pois as lêndeas são minúsculas e há o perigo de apenas mudá-las de lugar. Cuidado também com onde colocar os piolhos que encontrar, o ideal seria matá-los afogados no álcool para evitar que acabem infestando também a casa.

* Verifique sempre a cabeça das crianças para evitar grandes infestações.

* Veja abaixo dicas e remédios naturais contra o piolho:

PARA ACABAR COM OS PIOLHOS: 6 REMÉDIOS NATURAIS

Leia mais sobre remédio naturais:

5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

PULGAS – QUEM TEM CACHORRO EM CASA SABE BEM COMO É DIFÍCIL DE TIRAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...