Torre Rosa Montessori – como fazer e porque usar


Podemos tentar fazer a torre rosa do método Montessori com materiais muito simples e aprender a usá-la como jogo e instrumento de aprendizagem das crianças.

A torre rosa original do método Montessori é composta de 10 cubos de madeira de diferentes tamanhos adequados, que são empilhados uns sobre os outros do maior ao menor.

O cubo maior mede 10 cm por lado enquanto o cubo menor tem lados de um centímetro de comprimento.

Como construir a torre de rosa Método Montessori

Podemos decidir comprar a torre rosa Montessori, ou construí-la. O conselho é para você fazer os cubos de rosa torre Montessori a partir de uma base de madeira compensada ou papelão resistente. Em seguida, você pode pintar os cubos de rosa ou revesti-los com papel colorido ou corante papel branco.

Se for usar madeira compensada ou papelão você vai ter que cortar as faces de cada cubo. O cubo maior tem o lado da base quadrada de 10 cm, ou seja, 10 centímetros cúbicos. Vá reduzindo, centímetro a centímetro, o tamanho dos outros cubos até chegar ao último, que terá apenas 1 centímetro de lado.

Você também pode decidir não pintar a torre rosa Montessori. Na verdade, entre os materiais Montessori originais esta era simplesmente uma torre de madeira colorida. A escolha é sua.

Aqui você encontrará mais informações a fim de experimentar a construção do rosa Torre Montessori.

Método Montessori, como usar a torre rosa

A torre rosa Montessori é usada para ajudar a criança a desenvolver a coordenação motora, especialmente os movimentos que relacionam olhos com mãos, reconhecer formas e tamanhos de objetos, aprender a organizar os objetos em equilíbrio, educar a vista e usar a palavra “grande” e “pequeno “para indicar os objetos e para os distinguir.

O uso desta torre é adequado para crianças a partir de 3 anos de idade. Crianças que já devem ser capazes de andar e mover-se facilmente para empilhar os cubos sem problemas e sem se machucar ao cair.

torre rosa montessori 1

Para explicar à criança como usar os cubos da torre você pode posicionar a torre já montada no canto da casa ou sala de aula. Assim que as crianças poderão entender como ele é feito e como reproduzir a torre em sua própria casa, quando ela estiver com os cubos espalhados no chão.

As crianças vão entender que os cubos podem proporcionar o equilíbrio para construir toda a torre apenas se eles estão dispostos um por cima do outro na ordem correta, de cima para baixo.

O que fazer quando a torre foi concluída?

Neste ponto, a criança pode desmontar a torre, peça por peça, de forma ordenada ou decidir destruí-la jogando tudo ao chão. Maria Montessori havia previsto que destruir a torre poderia dar muita alegria para as crianças e pensou que esta seria uma tarefa adequado para uma criança de três anos.

Acreditamos que os pais devem acompanhar o comportamento da criança a partir deste ponto de vista. A criança prefere destruir a torre dispersando os cubos no chão? Neste caso, você terá motivação extra para fazer uma torre Montessori realmente robusta, caso contrário, é melhor ensinar a criança a remover cubo a cubo a partir do topo.

Torre rosa: porque è util?

É útil para mostrar à criança como construir uma torre a partir do maior para o menor dos cubos espalhados no chão ou sobre o tapete e, em seguida, mostrar-lhe como desfazer a torre . Quando a criança descobrir como usar a torre rosa da maneira certa, você poderá deixá-la sozinha em seu jogo. As crianças podem levar algum tempo “para distinguir os cubos maiores dos menores e aprender a empilhá-los, mas em algum momento, através da prática, serão capazes de fazer tudo sozinhos.

Este é um instrumento educativo muito interessante. Você já o experimentou com seus filhos?

Especialmente indicado para você:

 

MONTESSORI: COMO FAZER UM QUARTO MONTESSORIANO PARA AS CRIANÇAS?

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER A CAIXA DOS MISTÉRIOS, ONDE A CRIANÇA RECONHECE OBJETOS

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER A RODA PARA APRENDER AS CORES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...