10 jogos e móveis para crianças, segundo o método Montessori


Muitos de vocês, incluindo professores e pais, conhecem o método Maria Montessori, ou pelo menos já ouviu falar dele. É um método destinado a educar as crianças a partir de ferramentas e jogos especiais, projetados e criados especificamente para elas.

Na maioria das vezes é muito simples escolher determinados móveis, ou fazê-los, e desenvolver jogos e brinquedos a serem utilizados para estimular a curiosidade da criança para que elas possam aprender através da brincadeira. As atividades práticas e manuais são indispensáveis ​​no método Montessori.

As crianças são as protagonistas de todas as suas ações. Quando parece que elas estão apenas brincando, na verdade, estão aprendendo, elas estão se concentrando e estão explorando um novo mundo. Muitas mães e professores se inspiram no método Montessori para fazer móveis, jogos e brincadeiras para as crianças.

Aqui estão dez exemplos interessantes que podem inspirar você também.

1. Berço Montessori

O berço estilo montessoriano não possui barras para que as crianças possam subir e descer dele, por conta própria. Não dá a impressão da “gaiola”, como são os clássicos berços infantis, e é baixinho para que não haja perigo de a criança cair e se machucar.

Berço estilo Montessori

foto: designperbambini.it

2. Estante Montessori

Uma estante que seria do estilo da Montessori teria uma altura não superior a 70 centímetros, para que as crianças possam acessar os objetos. Também deve ser estável – note os pés da estante – para que não haja perigo de cair.

Estante estilo Montessori

foto: montessoriinpratica.it

3. Cozinha Montessori

Maria Montessori defendia a ideia de que as crianças devem participar das atividades domésticas. Como organizar uma cozinha montessoriana? Se você tiver espaço e puder criar uma cozinha em miniatura, com tudo que é necessário colocado na altura da criança, seria ótimo. Se não, uma mesinha com cadeiras pequenas, toalhas e vassouras penduradas na parede, já são suficientes para que a criança possa arrumar a mesa e te ajudar na cozinha, cozinhando e limpando, tendo à sua disposição objetos adequados, como minivassouras e tigelas que não se quebrem.

Cozinha estilo Montessori

foto: racheous.files.wordpress.com

4. Quarto Montessori

Além do berço Montessori, como organizar o espaço de quarto da criança? Entre as ideias montessorianas que você pode colocar em prática no quarto ou em outras áreas da casa, encontramos o colchão no chão e uma cortina para se esconder, além da estante que dissemos acima.

Quarto estilo Montessori

foto: sewliberated.typepad.com

5. Mesinha para desenhar

Outro objeto interessante para colocar no quarto da criança é a mesa ou escrivaninha baixinha para desenhar e ter fácil acesso às folhas de papel e às cores. Você também pode pendurar uma tela para pintar nas paredes, uma lousa ou colocar papel na parede para que a criança desenhe à vontade. Lembramos uma frase famosíssima de Maria Montessori que pode resumir os seu método: “ajuda-me a fazer sozinho.”

Mesinha estilo Montessori

foto: sewliberated.typepad.com

6. Jogo de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro fazem bem ao cérebro também dos adultos. O brinquedo clássico que você na foto, é baseado em colocar os botões dentro da tela, mas também em empilhar – e colocar em ordens horizontal e vertical. O jogo desenvolve a capacidade motora fina da criança e a sua coordenação óculo-manual. Pode ser usado também para crianças de dois anos, desde que supervisionado por um adulto pelo risco de engolir a peça pequena.

Brinquedo estilo Montessori

foto: regoledelgioco.com

7. Caixa Montessori

A caixa consiste em colocar uma bola no buraco e depois vê-la reaparecer devido a pequenos movimentos ou a uma gaveta. É um jogo clássico do método Montessori, também adequado para crianças muito pequenas. Veja aqui imagens para fazer você mesma este brinquedo reciclando caixas de papelão.

Caixa Montessori

foto: lacasanellaprateria.com

8. Jogo de aprender cores

Aqui está um jogo inspirado no método Montessori para ensinar as cores para as crianças. Consiste em separar cada cor em frascos, taças ou copos diferentes.

Brincadeira de cores Montessori

foto: lacasanellaprateria.com

9. Saquinho dos mistérios montessorianos

Este é um jogo realmente simples de preparar. É o saquinho de mistérios Montessori. Basta ter um saco de pano para inserir 10 objetos tão diversos como uma pinha, uma chave, uma bola de algodão, um cubo…

Ensine as regras do jogo fazendo você mesma a primeira vez:

  • Coloque o saco sobre uma mesa
  • Coloque uma mão sobre o saco e a outra dentro do saco
  • Toque cada objeto e diga em voz alta: eu acho que isso é um…
  • Tire o objeto do saco para verificar se acertou
  • Agora convide a criança a fazer o mesmo. O importante é sentir bem o objeto antes de adivinhar.

O jogo desenvolve a percepção tátil sobre as formas dos objetos e a criança vai amar descobrir essa sua capacidade.

Brincadeira do saco de mistérios Montessori

foto: nannabobo.com

10. 50 tons de Montessori

Faça você mesmo uma tabela de tons de cores, que serve para ajudar as crianças a reconhecer as diferentes tonalidades de uma mesma cor. É um jogo focado na educação do senso cromático. Você pode fazer sobre as plaquinhas de madeira de jogos para montar, como se vê na foto. As cores podem ser obtidas em uma tabela de cores, como esta aqui, colando sobre as placas, quadrados coloridos dos diversos tons de uma cor.

Brincadeira tons de cores Montessori

foto: nannabobo.com

Talvez te interesse ler também:

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER A CAIXA DOS MISTÉRIOS, ONDE A CRIANÇA RECONHECE OBJETOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...