2 de outubro: aniversário de Mahatma Gandhi e Dia Internacional da Não-Violência


Do sânscrito, Mahatma significa “a grande alma” mas seu nome completo é Mohandas Karamchand Gandhi, o revolucionário da paz que idealizou e fundou um novo Estado indiano, e é até hoje considerado o maior defensor do Satyagraha: satya = verdade; ahimsa = não violência.

Satyagraha é “o caminho da verdade”, o princípio da não agressão. A revolução pacífica proposta por Gahndi, através de uma forma não-violenta de protesto, fez com que a ONU criasse o Dia Internacional da Não-Violência.

Tudo pode ser resolvido através do amor, da paz, do respeito às diferenças, da não imposição de valores. Desde os problemas pessoais até os mais abrangentes, como os de uma Nação…cada questão, se tratada com não-violência, pode trazer resultados muito mais promissores e satisfatórios. Como dizia Gandhi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego”.

Menos raiva e mais amor,

menos ira e mais compreensão,

menos competição e mais colaboração.

Hoje o dia promete uma grande reflexão que, esperamos, permaneça no tempo pois, contra a raiva, a ira e a mesquinharia, é preciso lutar diariamente!

Vamos aproveitar e falar das chatas das eleições? É um bate-boca sem fim, um desrespeito generalizado, todo mundo querendo defender o seu candidato com unhas e dentes.

Vamos espalhar uma atmosfera mais de um Brasil melhor para todos, do que o clima de o “teu candidato vai ferrar com tudo”.

Basta pensar que, por mais que você discorde do candidato adversário, imagine que na cabeça dele ele quer fazer bem ao povo. Dificilmente alguém defende o mal. O bem e o mal são conceitos, até certa forma, muito pessoais. Nas eleições, geralmente, se parte com uma proposta de melhorar tudo, de realizar sonhos antigos de educação e saúde de qualidade para todos. Mas aí vem o sistema, as coisas desandam, enfim…É importante saber em quem votar dentro dos teus próprios valores, e consciente dos fatos, mas sem desmerecer os valores dos outros.

O momento, principalmente agora, deve ser o de good vibes para um futuro melhor para o Brasil.

Vamos imaginar que todos os candidatos, de um modo ou de outro, almejam isso. Dialogue, se informe, discuta ideias, mas com calma e respeito…

E um Feliz Dia Internacional da Não-Violência para todos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...