13 de novembro é Dia Mundial da Gentileza. Ser gentil é ser feliz


Ser gentil não custa nada: é abrir a porta para uma pessoa, sorrir a quem te sorri, dar passagem à quem tem pressa, é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todas as pessoas, com todos os seres vivos, sem nenhuma distinção.

Ser gentil é tomar uma atitute inspiradora, que faz com que os outros sejam também gentis: gentileza gera gentileza não podemos não citar o mítico poeta carioca.

O Dia Mundial da Gentileza tem a ver com o dia da abertura da “World Kindness Movement“, uma conferência realizada em Tóquio em 1997 para a promoção da gentileza no mundo.

O que é gentileza?

A gentileza é uma atitude que

faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente” – disse Jean de La Bruyère, escritor e moralista francês, famoso por sua única obra Personagens ou costumes do século.

Ou seja, ainda que por dentro o homem não tenha mais o espírito gentil (difícil nestes tempos de pressa e competição) demonstrar gentileza é um dever de pelo menos fingir que ainda mantemos nossa natureza colaborativa, de animais sociais que somos.

Gentileza tem a ver com carinho, atenção, cuidado, amor, respeito, educação, consideração, empatia…

Tem a ver com tanta coisa, todas boas pois absolutamente não há nada de mal em ser gentil, não se perde nada com a gentileza, ao contrário, se ganha: se contribui para a construção de um mundo mais amigável, mais acolhedor, menos preconceituoso, menos competitivo e cruel, mais compreensivo das diferenças e das dificuldades de cada um de nós.

Gentileza gera felicidade

Um estudo recente demonstrou que a gentileza gera felicidade.

“Andar por aí e oferecer bondade aos outros no mundo, reduz a ansiedade e aumenta a felicidade e os sentimentos de conexão social” é o que diz Douglas Gentili, professor de Psicologia e um dos autores dessa pesquisa.

Leia mais:

A gentileza não deveria nunca ser esquecida, deveria inclusive ser exercitada para que nunca nos esqueçamos das nossas qualidades inatas pois, sim, nascemos gentis, amáveis, bondosos e com compaixão.

Depois, muitos de nós se deixam cair nas armadilhas da vida dura e se fazem duros, frios, que não estão nem aí para os outros mas, no fundo no fundo, nossa natureza é essa, amável e gentil, à qual devemos resgatar mais do que nunca para combater a amargura dos tempos.

Portanto no Dia Mundial da Gentileza, e sempre, vamos exercitar essa virtude em nós. Vamos espalhar bom humor, sorrisos, compreensão, tranquilidade. Se somos mesmo todos Um, sejamos gentis conosco e com os outros pois, para fazermos um mundo melhor, a mudança deve começar internamente, em nossas pequenas atitudes…

estas se espalham como o vento, chegam aos outros e atingem o Todo.

Um feliz Dia Mundial da Gentileza para você 🙂 Vamos comemorar sendo ainda mais gentis do que de costume?

Talvez te interesse ler também:

O Muro da Gentileza: pegue o que precisar

Querer muito agradar aos outros tem nome: “People Pleaser”

Lições de vida que muita gente aprende quando é tarde demais

Pessoas avarentas: o que leva alguém a ser tão avaro?

Conheça o incrível significado da palavra CORAGEM

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...