10 maneiras de cumprimentar ao redor do mundo


Beijos, reverências, apertos de mão. Cada país tem sua própria maneira de fazer uma saudação, um cumprimento. E estas tradições devem ser conhecidas por aqueles que prezam em ser um cidadão do mundo.

Você sabe quais são os gestos típicos de saudação nos diversos países? Seria impossível resumir todos eles, mas existem alguns bem curiosos. Há uma saudação, um aperto de mão, universal, mas se você quiser se adaptar à cultura do lugar, aqui vão alguns gestos que certamente irão agradar aos nativos.

1. China

Os chineses se cumprimentam curvando-se em uma reverência com as mãos postas. Este gesto é chamado Kowtow e é realizado apenas por homens. As mulheres, no entanto, fazem um movimento com as mãos postas ao longo do corpo, o chamado Wanfu.

cumprimento china

2. Índia

Palmas das mãos juntas na altura do peito, cabeça ligeiramente inclinada, e o clássico ‘Namaste‘, que significa: “eu me curvo às qualidades divinas que estão em você” ou “o espírito que existe em mim reconhece o espírito que há em você.”

cumprimento india

3. Quênia

Os Masai saúdam dançando uma espécie de dança das boas-vindas chamada ‘Adamu‘, um desafio de quem salta mais alto.

cumprimento quénia

4. França

Na França os amigos são recebidos com três beijinhos, uma saudação que vem agradando também na Itália, Bélgica, Holanda, Sérvia e Ucrânia.

cumprimento frança

5. Havaí

Uma tradição de boas-vindas nas ilhas havaianas é beber em grupo. Cumprimenta-se assim: braço levantado, polegar em direção à boca, dedo mindinho no ar, os outros dedos dobrados e a mão a balançar.

cumprimento havai

6. Esquimós

Os simpáticos esquimós esfregam seus narizes em um gesto de cortesia.

cumprimento esquimó

7. Árabes

No mundo árabe cumprimenta-se assim: a mão toca o peito, em seguida os lábios e finalmente a testa. A mensagem é linda: “eu te dou meu coração, minha alma, meus pensamentos.”

cumprimento arabe

8. Tibete

Os tibetanos mostram brevemente a língua em sinal de respeito e para demonstrar que não são a reencarnação de Langarma, um soberano tibetano malvado que reinou de 838 a 841 d.C.

cumprimento tibete

9. Maori

Os Maori aproximam seus narizes às outras pessoas para sentir, do cheiro, se elas estão bem. Para cumprimentar, pressionam o nariz e a testa simultaneamente em direção à outra pessoa.

cumprimento maori

10. Filipinas

Cumprimenta-se com uma espécie de beijar a mão, gesto reservado à demonstração de respeito às pessoas mais velhas. Depois de pedir permissão, aproxima-se a própria testa em direção à mão do destinatário, pressionando-a como que para aceitar uma bênção.

cumprimento filipinas

Leia mais sobre Costume e Sociedade:

10 PALAVRAS DE AMOR INTRADUZÍVEIS E DE GRANDES SIGNIFICADOS

HAKA NEOZELANDESA: DANÇA, GRITO DE ALMA, CULTURA DE UM POVO

IDENTIDADE DE GÊNERO: KUMU HINA, A LIÇÃO DO HAVAÍ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...