O que o seu tipo de sangue diz sobre a sua saúde?


Sangue é sangue, certo? Bem, sim e não. O sangue humano é feito dos mesmos elementos básicos, mas dentro desse reino há distinções que respondem a quatro diferentes tipos de sangue (Sistemas ABO e RH, + e -).

O que faz com que os quatro tipos de grupos sanguíneos sejam diferentes são os seus antígenos na superfície das células vermelhas do sangue e, consequentemente, sua capacidade de resposta imunológica.

Em 1927, um professor japonês, Takeji Furukawa, publicou um artigo alegando que os tipos sanguíneos individuais – A, B, AB e O – refletiam a personalidade de quem os possuía. Desde então, a cultura japonesa inclui na avaliação de personalidades compatíveis a caracterização que eles chamam de “Ketsueki-gata”. Algo assim como a influência dos horóscopos na cultura ocidental. Mas, qualquer correlação científica entre o tipo sanguíneo e a personalidade, não fora até então comprovada.

Leia mais:

Dito isto, há muitas pesquisas detalhando como os tipos de sangue podem revelar padrões de saúde pessoal – e isso é fascinante por si só. Pensa-se que diferentes tipos de sangue podem nos proteger de doenças diferentes; os cientistas têm encontrado ligações entre tipos sanguíneos e doenças desde meados do século 20. Com isso em mente, aqui está o que a ciência tem a dizer sobre o seu tipo de sangue:

Se você tem sangue tipo A

Tipo A tem apenas um antígeno em células vermelhas e anticorpos B no plasma; se você tem sangue tipo A, você pode doar células vermelhas do sangue para os tipos A e AB. A composição de antígenos de uma pessoa pode determinar quanto de um determinado hormônio é liberado. Por exemplo, se você é do tipo A, terá mais liberação de cortisol e será mais propenso ao estresse. Há um certo número de riscos para a saúde que estão associados a esse tipo sanguíneo, tal como uma possibilidade de 20 % maior de desenvolver câncer de estômago em comparação com tipos O e B, e um aumento do risco de 5 % para a doença cardíaca em comparação com aqueles com o tipo O. Além disso, se você tem sangue tipo A, também terá maior risco de vários tipos de câncer, como algumas formas de câncer de pâncreas e leucemia; também são mais propensos a infecções de varíola e malária grave. Ironicamente, aqueles que têm o tipo A também são menos atrativos aos mosquitos – alegre-se!

De acordo com Ketsueki-gata, se você tem sangue tipo A, você tem algumas grandes características. Você é sério, criativo, sensível, reservado, paciente e responsável (e também é teimoso e tenso).

Se você tem sangue tipo B

Se você tem sangue Tipo B, você só tem os antígenos B nas células vermelhas e um anticorpo no plasma; você pode doar células vermelhas do sangue para aqueles com tipos B e sangue AB. Aqueles com o tipo B têm um aumento de 11 % no risco de doença cardíaca contra aqueles com o tipo O. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que mulheres com AB ou sangue B têm um risco elevado de desenvolver câncer de ovário, mas se você tem o tipo B, nem tudo são más notícias. Aqueles com sangue tipo B têm até 50.000 vezes o número de estirpes de bactérias benéficas mais do que as pessoas com o tipo O.

Segundo o Ketsueki-gata você pode se orgulhar de sua paixão, natureza ativa, criatividade e força. Por outro lado, você também é egoísta, irresponsável, implacável e errático.

Se você tem o tipo sanguíneo AB

Aqueles com sangue AB têm ambos os antígenos A e B em células vermelhas, mas nem A nem B como anticorpos no plasma. Se você tem o sangue AB positivo, você é receptor universal. Pessoas com tipo AB têm risco aumentado de 23 % para doenças cardíacas sobre aqueles com sangue tipo O. Mulheres com sangue AB podem sofrer o dobro de vezes de pré-eclâmpsia em gravidez. Um grande risco. Já o tipo AB são 82 % mais propensos a terem dificuldades cognitivas – especificamente em áreas como a recuperação da memória, linguagem e atenção – do que pessoas com outros tipos de sangue. Os pesquisadores suspeitam que a proteína de coagulação conhecida como fator de coagulação VIII é a culpada desse assunto. “Uma vez que os níveis de fator VIII estão intimamente ligados ao tipo de sangue, este pode ser um nexo de causalidade entre o tipo de sangue e deficiência cognitiva”, disse a autora do estudo, Mary Cushman.

E, pelo Ketsueki-gata, se você tem o tipo sanguíneo AB você é legal, controlado, racional, adaptável e…crítico, indeciso, esquecido e irresponsável.

Se você tem sangue tipo O

Se você se enquadra no grupo sanguíneo O, você não tem nem A nem B como antígenos em seus glóbulos vermelhos, mas os anticorpos de ambos A e B em seu plasma. O sangue tipo O positivo é o tipo de sangue mais comum; O tipo O negativo é o doador universal. As pessoas que têm sangue tipo O, são mais propensos a terem úlceras – e, acredite ou não, a romperem seus tendões de Aquiles. A boa notícia é que as pessoas com sangue tipo O têm um risco menor de sofrerem de câncer pancreático e enfrentam um risco menor de morrer de malária do que as pessoas com outros grupos sanguíneos; e se você é do tipo O, você é duas vezes mais propenso a ser repelente a mosquitos do que os do tipo A.

Segundo o Ketsueki-gata sugere, você será mais confiante, auto-determinado, de temperamento forte e intuitivo mas, também mais auto-centrado, frio, imprevisível e potencialmente um workaholic.

Então, tem coisas que a ciência ainda não consegue explicar mas, que existe a correspondência, existe, e então, estuda-se porque, o fato é que, existem mais coisas desconhecidas sobre a face da Terra do que as que nós conhecemos.

E você, sabe qual o seu tipo sanguíneo? E a sua personalidade, corresponde em algo que o Ketsueki-gata diz?

Talvez te interesse ler também:

JAMES HARRISON, O HOMEM QUE DOANDO SANGUE SALVOU A VIDA DE 2 MILHÕES DE CRIANÇAS

OS PERNILONGOS TE AMAM? DESCUBRA PORQUÊ

COMO A FORMA QUE VOCÊ FECHA O PUNHO SE RELACIONA COM A SUA PERSONALIDADE?

Fonte: Health




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...