Rivotril: a segunda droga mais consumida no Brasil


O 1° lugar na lista das drogas legais mais consumidas no Brasil fica para um anticoncepcional, sendo que uma única marca consegue vender mais de 20 milhões de caixas por ano. Sinal destes tempos modernos que refletem os nossos hábitos mais fortemente do que imaginamos. As pessoas não querem mais ter filhos como antigamente, querem se dedicar mais à carreira e ao sucesso profissional. Como consequência, ganham o estresse e a ansiedade no lugar dos filhos. Como resultado o Rivotril, que em 2007 vendia apenas 29 mil caixas, de janeiro a setembro deste ano foram registradas vendas na casa dos 18 milhões de caixas do produto que contém clonazepam, o princípio ativo do Rivotril, colocando-o como a 2ª droga mais consumida no Brasil.

Os números foram divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que explicou que o uso contínuo do medicamento pode causar dependência, lentidão de raciocínio e perda de memória. O psiquiatra, Felipe de Oliveira Lima, fez um alerta na Agência Brasil:

“Além da dependência, ele traz outros problemas como se fosse a perpetuação do quadro de ansiedade. A hora que se tira a medicação ele volta muito mais ativo, trazendo picos de ansiedade maiores muitas vezes de quando o paciente começou a tomar”, explicou Lima.

O que é Rivotril

É o nome comercial do clonazepan, substância que pertence à classe farmacológica das benzodiazepinas e atua como um leve inibidor das funções do sistema nervoso central. Tem aplicações como anticonvulsivante mas também é usado para promover sedação leve e relaxamento muscular, diminuir a tensão e a ansiedade. O Rivotril é vendido como ansiolítico e geralmente prescrito à pacientes com Síndrome do Pânico, Ansiedade, Distúrbio bipolar, Agorafobia e Depressão.

Na frente dos analgésicos

O sucesso espetacular, e preocupante, especificamente do Rivotril, é retratado no fato de que os tranquilizantes não estão no topo da preferência dos brasileiros, sendo que a classe desses medicamentos é somente a 7ª mais vendida por aqui, ficando atrás de anticoncepcionais, analgésicos, antirreumáticos e outros tipos de remédio.

A preferência dos brasileiros é pelo Rivotril. Um fenômeno único que ocorre somente no nosso país. Em outros países os tranquilizantes fazem sucesso, sim, mas só por aqui é que o ativo Rivotril é o preferido léguas a frente dos demais.

Individualmente, o Rivotril supera os antirreumáticos e os analgésicos, ou seja, a tolerância à dor é maior do que a tolerância ao estresse e à ansiedade. Mas isso é uma meia verdade e a explicação é mais complexa.

Por mais problemática que seja, o Sistema Único de Saúde, SUS, possui um atendimento relativamente eficiente quando se trata do primeiro atendimento básico e em casos de dor física, principalmente com o programa “Mais Médicos”.

Mas quando se trata de outros procedimentos mais complexos, como cuidados com a saúde mental da população, por exemplo, que exige profissionais qualificados como psicólogos e psiquiatras, o SUS é uma negação.

Lembrem-se de que Organização Mundial de Saúde, OMS, recentemente revelou que 40% da população da região metropolitana de São Paulo possui algum tipo de transtorno mental. Só este dado deve explicar bastante o crescimento do uso de Rivotril.

Tarja preta

O Rivotril é um remédio tarja preta, ou seja, só pode ser vendido com prescrição médica. Porém, tais índices de vendagem indicam que o remédio tem sido comercializado sem a devida prescrição ou com receitas forjadas.

Uma caixa de Rivotril custa, em média, 13 reais, e seu produto genérico, até oito reais.

Talvez te interesse ler também:

ANSIEDADE E ESTRESSE: 3 SIMPLES (MAS PODEROSOS) TRUQUES PARA COMBATÊ-LOS

ANSIEDADE E PENSAMENTOS NEGATIVOS: AUMENTAM SE VOCÊ DORMIR POUCO OU FOR PARA A CAMA TARDE

Fonte foto: mktcognitivo




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...