Brasil no fim da lista em qualidade de vida


Em um ranking que avalia a qualidade de vida de 86 países, o Brasil ficou no péssimo 70º lugar, atrás de países como Sri Lanka e Cazaquistão. A lista foi feita pelo Numbeo, O maior banco de dados do mundo com conteúdo gerado pelos próprios usuários, que contribuem com os dados sobre suas cidades e países.

A pesquisa utilizou as seguintes informações para a elaboração do ranking:

* Poder de compra,

* Relação entre tráfego e tempo de viagem,

* Segurança,

* Assistência médica e

* Nível de poluição.

O felizardo país que dá aos seus habitantes as melhores condições de vida é a Suíça. Seguida pelos países Alemanha e Suécia. O último lugar ficou com um vizinho da América do Sul, a Venezuela, tendo os países da Mongólia e do Vietnã como ao seu lado como os últimos colocados.

Mas aqui um dado curioso a se constatar: nenhuma informação oficial dos governos locais configurou o levantamento sobre qualidade de vida e, sim, pesquisas online feitas por internautas. Portanto, se por uma lado se pode dizer que se considera o povo mais reclamão ou mais exigente, por outro, não existiria nenhum modo de conduta institucional para o resultado da pesquisa.

Na avaliação da Numbeo, a categoria “poluição“, teve o índice com maior peso para a decidir a colocação final dos países.

A explicação para isso é que o baixo nível de poluição é fundamental em um ambiente com boa qualidade de vida. Um local poluído não consegue compensar sua população com economia pulsante e segurança, se não puder lhe dar um ambiente saudável.

Em segundo lugar, a segurança foi considerada o maior peso depois de poluição, pois o Numbeo classifica que é melhor se sentir seguro do que rico.

Brasil

Voltando ao Brasil, nosso país só ficou à frente da última colocada Venezuela e da Bolívia, que ficou com a colocação de número 78º. O Brasil recebeu as piores notas de seus internautas no preço de imóveis com relação às taxas de valorização (muito altas mesmo, e até chegou-se a cogitar uma “bolha” imobiliária por aqui, da qual, felizmente, não aconteceu, ao menos por enquanto), e ficou mal também no quesito “segurança”, exatamente o segundo índice com maior peso na colocação das nações.

No continente da América do Sul, não participaram da pesquisa os países da Guiana e Guiana Francesa.

Confira os dez primeiros colocados da lista

1º Suíça

2º Alemanha

3º Suécia

4º Estados Unidos

5º Finlândia

6º Dinamarca

7º Áustria

8º Austrália

9º Canadá

10º Nova Zelândia

Fonte foto: freeimages.com

Leia também: Os 10 países onde se vive melhor independentemente do seu PIB




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...