A Dubai que você nunca imaginou: miséria e pobreza na cidade do luxo


O paraíso de quem gosta de luxo. Hotéis 5 estrelas, arranha-céus com piscinas a centenas de metros do chão. É o local onde pessoas enriqueceram às custas do petróleo. Ainda não sabe de onde estamos falando? Trata-se de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Entretanto, vamos em busca de uma paisagem diferente, longe do luxuosíssimo Burj al Arab e de Burj Khalifa, mas sim, perto das pessoas pobres. Chegamos, então, à conclusão de que neste lugar a riqueza é totalmente artificial.

A Dubai que o turista não conhece tem outro nome. É chamada de Sonapur, o nome não-oficial dessa periferia de Dubai, longe do luxo, dos arranha-céus e da grande riqueza que caracteriza a cidade do Oriente Médio.

Imigrantes do sul da Ásia trabalham aqui e viajam para Dubai com a esperança de construir um futuro para as suas famílias. A capital da riqueza, no entanto, oferece-lhes apenas miséria, baixos salários e trabalho exaustivo em um calor sufocante. Condições bem próximas às da escravidão.

São imagens que trazem vislumbres de vidas pobres, envolvidas em trabalho pesado. A foto abaixo mostra uma cozinha grande e suja no campo de Sonapur, onde muitos trabalhadores vivem.

foto

Muitos trabalhadores perdem seus direitos assim que colocam os pés nos Emirados Árabes Unidos, pois seus passaportes são confiscados no aeroporto e estes são forçados a trabalhar. Uma escolha óbvia para qualquer um que não tem outra alternativa. O campo de Sonapur agora abriga 150.000 trabalhadores, principalmente da Índia, Paquistão, Bangladesh e China.

As imagens foram feitas pelo artista iraniano Farhad Berahman – documentarista especializado em documentário social, viagens e fotografia editorial em áreas da Ásia e do Oriente Médio. Seu trabalho é sobre as pessoas e, em particular, a forma como os indivíduos e as comunidades interagem e são afetados por seu ambiente.

foto

foto

As fotos de Farhad Berahman falam por si e mostram a miséria, a sujeira e, por vezes, um sorriso:

foto

Para ver mais fotos deste artista, clique aqui.

Talvez te interesse ler também:

BRASIL AVANÇA RUMO À ERRADICAÇÃO DA POBREZA EXTREMA E DA FOME

TRABALHO INFANTIL: SAMSUNG NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO NA CHINA

Fonte fotos: berahman.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...