Kumbh Mela na Índia. A maior festa religiosa do mundo (FOTOS)


Na Índia, desde tempos remotos, ocorre a Kumbh Mela, a maior peregrinação religiosa do planeta, com a participação de milhões de devotos que mergulham nos principais rios indianos para se purificarem e renascerem, libertos das ilusões mundanas, para se conectarem à consciência cósmica divina. Conheça mais sobre esse imenso festival, sua mística e porque atrai tantos seguidores.

{index}

Kumbh Mela, como são escolhidos os locais deste evento

O Kumbh Mela normal é realizado a cada 3 anos, Kumbh Mela-o Ardh (metade) é realizado a cada seis anos e o Kumbh mela-Purna (completo) ocorre a cada doze anos.

A celebração do Kumbh Mela normal acontece em determinados locais da Índia e em certos períodos. As datas do evento e seu feriado são calculados de acordo com a posição astrológica de Júpiter, do Sol e da Lua.

kumbh mela 5

Seguem os locais e meses do festival Kumbh Mela, conforme as posições desses astros:

  • A celebração acontece em Nashik, durante o mês hindu de Bhadraprada (agosto-setembro), quando Júpiter e o Sol estão no signo de Leão.
  • Ocorre em Haridwar, durante o mês hindu de Chaitra (março-abril), quando Júpiter se encontra em Aquário e o Sol em Áries.
  • Acontece em Allahabad (Prayag), durante o mês hindu de Magha (janeiro-fevereiro), quando Júpiter se localiza em Áries ou Touro e o Sol e a Lua em Capricórnio.
  • Ocorre em Ujjain, durante o mês hindu de Vaisakha (abril-maio), quando Júpiter está em Leão e Sol em Áries ou quando Sol, Júpiter e Lua se encontram juntos (conjunção) em Libra.

A peregrinação envolve cerca de 70 a 100 milhões de peregrinos, iogues, sadhus e pessoas comuns.

As comemorações duram 155 dias, com seis dias envolvendo ritos de purificação.

Em 2019, o festival Kumbh Mela acontecerá em Allahabad.

kumbh mela2

A história de Kumbh Mela

O Kumbh Mela tem origem na mitologia hindu. Kumbh significa panela, pote ou jarro. Mela quer dizer festival ou feira, por isso, o Kumbh Mela significa Festival do Pote, denominação que se relaciona com o Pote de Néctar da mitologia hindu.

A lenda das Escrituras Sagradas Hindus conta que os semideuses (Devtas) perderam suas forças e para recuperá-la, eles concordaram em compartilhar o Pote do Néctar da Imortalidade com os demônios (Asuras).

Essa luta é descrita nas antigas Escrituras Védicas conhecidas como os Puranas. O Pote deveria ser compartilhado igualmente. Entretanto, ocorreu uma disputa entre eles, desencadeando uma luta.

Durante a batalha, o pássaro celestial, Garuda, voou para longe com o Kumbh (Pote), sendo que gotas do Néctar da Imortalidade que estava dentro do Pote, caíram em 4 lugares da India: Prayag (Allahabad), Haridwar, Nashik e Ujjain, por isso se tornaram cidades sagradas.

De acordo com a crença dessa lenda, essas gotas dotaram esses lugares de poderes místicos e, para usufruir dos efeitos e benefícios desses poderes, o Kumbh Mela foi criado e é celebrado em cada um dos quatro lugares sagrados da Índia.

De acordo com a mitologia hindu, a batalha durou 12 dias, por isso a cada 12 anos ocorre o Maha Kumbh Mela (o maior e mais completo de todos) e por isso o mais auspicioso.

kumbh mela 3

O evento mais marcante de todo o festival Kumbh Mela é o ritual de purificação espiritual, com o banho que ocorre nas margens do sagrado rio Ganges, em Haridwar; do rio Kshipra em Ujjain; do rio Godavari, em Nasik e dos rios Manges, Yamuna e Saraswati (a confluência destes rios é conhecida como Sangam) em Allahabad.

No festival acontecem confraternizações religiosas, com canções devocionais e doações de alimentos para homens sábios, mulheres e pobres. Milhões de devotos participam dos banhos, cerimônias e rituais de purificação de todos os pecados.

O famoso escritor Mark Twain, em 1895, participou do Kumbh Mela e fez o seguinte relato sobre o evento:

“É maravilhoso o poder de tal fé, que faz com que multidões e multidões de pessoas frágeis, idosas, jovens empreendam uma jornada incrível, sem hesitação ou reclamação, suportando os inconvenientes, sem protestar. Se faz isso por amor ou por medo: eu não sei qual. Não importa qual seja o impulso, o ato resultante supera a imaginação e é maravilhoso para o nosso povo, nós pessoas brancas e frias”.

O significado de Kumbh Mela

kumbh mela 4

Este festival é o retrato do que a religiosidade e a devoção podem fazer, levando pessoas a realizarem esforços e sacrifícios para participarem do festival, suportando até dificuldades durante o evento.

Milhões de pessoas, reunidas com o propósito de se libertarem do ciclo vicioso da vida terrena para avançarem em busca do espiritual, transcendendo o sofrimento e a dor. A transcendência da matéria e uma vida eterna, livre das limitações, é o que se busca ao ritualizar no grandioso evento de Kumbh Mela. Milhões de pessoas se unem com esse propósito neste festival religioso.

Kumbh Mela é o encontro de mentes místicas, a maior reunião religiosa do mundo, que traz homens hindus, considerados sagrados, para compartilharem conhecimento espiritual.

Pela importância cultural do Kumbh Mela, em dezembro de 2017, a UNESCO incluiu este evento na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Cenas do Kumbh Mela

Só vendo para se ter uma dimensão da religiosidade e devoção de quem participa do Kumbh Mela.

Assista a este vídeo do Canal Índia Travel, que é uma pequena mostra do Kumbh Mela e terá uma ideia do que é este evento religioso.

Kumbh Mela e os Sadhus

Os participantes mais marcantes deste evento são os sadhus, considerados homens sagrados. Muitos peregrinos religiosos vêm ao Kumbh Mela para ver e ouvir esses homens, a fim de obterem mais conhecimento e iluminação espiritual.

kumbh mela 6

OS VÁRIOS TIPOS DE SADHUS (MONGES SANTOS) QUE PARTICIPAM DO KUMBH MELA:

Nagas – sadhus que andam nus e mancham seus corpos com cinzas e que possuem longos cabelos emaranhados. Por viverem ao ar livre, são muito resistentes, mesmo aos rigores do clima.

Urdhwavahurs – submetem seus corpos a rigorosas práticas e disciplinas físicas e espirituais.

Parivajakas – são aqueles que realizaram voto de silêncio, usam sinos para sinalizar suas presenças

Shirshasinse – estes se mantêm constantemente em pé, por isso dormem com a cabeça apoiada em um poste ou parede e meditam na posição vertical, de ponta cabeça.

Kalpvasis – passam o tempo meditando, fazendo rituais e se banhando no rio, várias vezes ao dia.

Rituais realizados no Kumbh Mela

kumbh mela 7

O principal ritual do Kumbh Mela é o banho de rio. Para os hindus submergir nas águas sagradas, no dia mais auspicioso da lua nova, fará com eles e seus antepassados sejam absolvidos do pecado, terminando assim o ciclo do nascimento e morte, findando o carma.

À medida que o Sol vai surgindo, os diferentes sadhus saem em procissão se dirigindo ao rio para banhar-se. O momento é muito místico e mágico e todos se sentem envolvidos nele.

O que leva homens que buscam a santidade, peregrinos religiosos e pessoas sofridas à participarem do Kumbh Mela?

A razão é a forte religiosidade que move estas pessoas, repletas de devoção, em busca da realização que não encontram na existência mundana.

Talvez te interesse ler também:

BENZEDEIRAS, REZADEIRAS, CURANDEIRAS: A CURA PELA NATUREZA E PELA FÉ

OS MELHORES DESTINOS DE 2019

NO MÉXICO, O DÍA DE MUERTOS, UMA FESTA QUE CELEBRA A VIDA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...