Você já conhece o Museu do Amanhã?


O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, é um museu de ciências diferente. Nasce com o conceito de que o futuro é uma construção da qual todos participamos. Inaugurado em 19/12/2015, o projeto do Museu do Amanhã foi orientado por valores éticos de sustentabilidade e convivência, fundamentais para a vida social e para a espécie humana.

A construção do Museu do Amanhã faz parte de um projeto maior, o programa de “revitalização” do Porto Maravilha, na região central da capital fluminense. O Museu está localizado numa espécie de pier sobre a Baía de Guanabara e seu edifício é imponente e moderno.

Mas qual ideia deu vida ao Museu do Amanhã? O Museu espera despertar as pessoas de que habitamos um planeta cujas mudanças são causas de nossas ações, chamando a atenção para os problemas ambientais e oferencendo uma proposta de pensar um mundo possível para a humanidade através da inovação e dos avanços da ciência e da tecnologia.

O Museu do Amanhã foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, considerado um arquiteto com uma visão orgânica e humanista do mundo. Dentre alguns de seus projetos que ganharam notoriedade estão: Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, Espanha; Palácio das Artes Reina Sofía, em Madri, Espanha; Complexo Olímpico de Atenas, na Grécia; Puente de la Mujer, em Buenos Aires, Argentina.

museu amanha 1

O arquiteto planejou o museu integrado à Baía do Guanabara baseado no conceito de sustentabilidade. O sistema de refrigeração do edifício usa as águas da baía e o material de construção foi reciclado, além de haver painéis solares para a geração de energia. “A arquitetura é um legado para o futuro. Um museu, por exemplo, não pode ser pensado apenas para nós, mas para os que dele vão usufruir mais à frente”, explicou Calatrava.

museo amanha

Embora prestigiado, Calatrava tem fama de atrasar suas obras, o que acabou se repetindo com o projeto do Museu do Amanhã, cuja previsão de conclusão era 2013, além de terem havido críticas sobre o custo do projeto, visto que houve um aumento orçamentário de R$70 milhões no projeto original, chegando um custo final de R$213 milhões.

A Região do Porto foi projetada para ser uma zona turística, acompanhada de uma onda de críticas sobre o modelo de cidade idealizado pela Prefeitura do Rio.

Apesar de toda a polêmica, vale a pena conhecer esse belo projeto do Museu do Amanhã.

O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Ele está localizado na Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro.

Conheça mais do Museu do Amanhã aqui.

Especialmente indicado para você:

GANTE: CIDADE LINDA, SUSTENTÁVEL E VEGETARIANA

UMA PSICODÉLICA MISTURA DE MERCADO E HABITAÇÃO EM ROTERDÃ

Fontes: wikipedia, rioonwatch, museudoamanha




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...