Música de árvores é traduzida por músico alemão


Quanta beleza, energia e vitalidade há nos sons emitidos pela natureza!

Passar alguns minutos ou algumas horas em uma paisagem natural e escutar os diversos sons que a natureza transmite dá uma sensação de relaxamento e comoção.

O músico alemão Bartholomäus Traubeck desenvolveu um equipamento capaz de extrair um som específico da natureza: o dos anéis de árvores.

Os anéis das árvores permitem aos cientistas saber qual é a idade delas. Cada círculo é um anel de crescimento que corresponde a um ano de vida da árvore. Estudando os anéis de uma árvore, é possível não apenas descobrir a idade dela, mas também as condições ambientais em que se desenvolveu.

Traubeck descobriu que os anéis das árvores podem, também, emitir sons. Ele desenvolveu um algoritmo que transforma as informações dos círculos em notas de piano. Dessa forma, ele “traduziu” a música que existe nos troncos de árvores com a ajuda de uma espécie de toca-discos que lê o disco das árvores.

Embora parecido com um toca-discos, o equipamento funciona de forma diferente. Ele possui sensores que interpretam informações como textura e cor traduzindo-as para as notas de piano. Cada árvore possui uma música própria, já que cada tronco é único.

Após captar a música de diferentes tipos de árvores, Traubeck gravou um álbum chamado “Years” (anos, em português). Espécies como pinheiros, carvalhos, bordos, nogueiras, armeiros, freixos e faias podem ser “ouvidas” no álbum.

Você pode ouvir o álbum “Years” aqui e escutar e ver um pouco no vídeo abaixo.

Especialmente indicado para você:

ADEUS DAVID BOWIE: AS CORES DE SUA MÚSICA CELEBRADAS PELA NATUREZA

Fonte: arquiteturasustentavel




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...