Anežka, a vovó artista que pinta flores nos muros de sua cidade


Onde há criatividade e força de vontade, não existem limites de idade que nos impeçam de realizar o que quer que seja. É o que demonstra a história de Anežka Kašpárková, 87 anos de graciosidade e profunda paixão pela pintura, que há anos a leva a passar a maior parte de seu tempo decorando as casas de sua pequena cidade.

Em Louka, no sul da República Tcheca, a artista de cabelos brancos e mãos aparentemente frágeis, se esforça para deixar mais colorido, alegre e hospitaleiro, o lugar onde mora.

“Eu faço apenas o que eu gosto” – declarou recentemente, com grande humildade, a um jornal local – “Tento ajudar a decorar um pouco o mundo”.

foto

Sua paixão pela pintura nasceu cerca de trinta anos atrás, depois que ela se aposentou: incapaz de permanecer de braços cruzados, Anežka aprendeu a arte do desenho com uma senhora anciã e, quando esta morreu, ela decidiu seguir um trabalho de desenvolvimento contínuo, embelezando os lugares com elaborados desenhos de cor azul ultramarino, que se destacam sobre as paredes brancas.

Suas decorações, todas florais temáticas mas todas diferentes e originais, são feitas com uma tinta bastante cara, mas que garante pelo menos dois anos de duração, apesar da exposição ao tempo e da má qualidade das pinturas brancas das paredes.

foto

foto

Pintar o exterior pode ser muito cansativo, especialmente no inverno, mas Anežka não desiste do seu hobby que a leva avante com paciência e sem pressa, mas com grande seriedade e dedicação. Basta dizer que, periodicamente, ela se dedica a decorar as paredes brancas da capela da cidade, sem hesitar em usar uma escada para chegar nos pontos mais altos.

foto

Sua história, simples mas especial, revela uma paixão pela beleza que é mais forte que o tempo e o esforço, e que deveria ser uma inspiração para todos nós.

foto

Nunca é tarde para começar a fazer o que se gosta nem existem desculpas para não realizar o que mais gostamos de fazer.

Talvez te interesse ler também:

LATA 65, A ARTE DE RUA QUE NÃO TEM IDADE E QUEBRA ESTEREÓTIPOS

MATRIOSKA → CURIOSIDADES, ORIGEM E SIGNIFICADO DESSAS BONECAS RUSSAS

Fonte foto: Facebook/Marilart




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...