HANAMI: a exuberante beleza da floração das cerejeiras no Japão. FOTOS


O hanami é uma tradição japonesa que implica em cultuar a observação em campo da floração das cerejeiras que acontece entre março e abril.

Durante o hanami as pessoas privilegiam os passeios em parques e avenidas, ou nos campos que, nesta época estão floridos e “nevados” com as pétalas rosa-pálido das flores de cerejeira.

Este é um espetáculo que podemos ver em fotos pois, não há floração mais linda e exuberante do que a da cerejeira japonesa, que também é conhecida lá como Sakura.

hanami 1

Então, o hanami é um momento quase ritualístico – uma meditação contemplativa, a absorção da energia do momento em que, olhe você para onde olhar, verá árvores floridas de branco e rosa e, alguns dias depois, começam as pétalas a cairem no chão – e as alamedas ficam atapetadas do rosa e branco que antes estava nas árvores. Imagine se for capaz e se ajude olhando as fotos que colocamos abaixo.

hanami 2

Esta post só foi possível graças à ajuda da nossa leitora Mery Sinatra, que disponibilizou suas fotos para que pudéssemos mostrar os aspectos mais originais do hanami.

hanami 3

hanami 4

“Este ano eu consegui acompanhar a transformação completa das gemas menos tímidas, a explosão de cor de rosa pálido ao rosa profundo, e mesmo agora começam a cair as pétalas, sinal de que o amadurecimento está acontecendo já” diz Mery Sinatra.

hanami 5

hanami 6

hanami 7

O hanami expressa algumas das características do povo japonês, simboliza a beleza efêmera e o tempo, curto, de duração da vida, a sua transitoriedade, sua beleza, tristeza, emoções e, isso é vida.

hanami 8

hanami 9

Apreciar o hanami é um movimento interno, introspectivo e profundo.

hanami 10

Um sonho ver ao vivo e em cores este espetáculo da natureza!

Leia mais sobre Viajar – Japão:

NO JAPÃO: O ESPETÁCULO DAS LULAS VAGA-LUME

NO JAPÃO, UM HOTEL PARA MULHERES QUE QUEREM CHORAR

SKELETON FLOWER: A FLOR QUE FICA TRANSPARENTE QUANDO CHOVE

Fotos: Wild at Earth




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...