Uma ilha que possui 1.500 pôneis e apenas 30 pessoas


Há algumas coisas na vida que não mudam nunca, como a paixão que todos temos por pôneis. É quase impossível encontrar alguém que em algum momento não se tenha pego fascinado com o andar ou a mera existência destes cavalos em miniatura tão graciosos que existem na natureza. E, embora não seja fácil encontrá-los pelo caminho, uma pequena ilha na Grã-Bretanha é a prova de que alguns contos de fadas estão entre nós. Foula é uma ilha que possui 1500 pôneis e apenas 30 habitantes.

Por que há tantos pôneis em Foula?

Embora também seja também conhecida como “Ilha das Aves“, Foula que fica nas Ilhas Shetland é na verdade a ilha dos pôneis, com a maior quantidade de pôneis por pessoas do que qualquer outro lugar do mundo. São 1500 pôneis e apenas 30 habitantes na ilha.

Sabe-se, de acordo com a história, que pôneis são criados e mantidos em Foula ao menos desde a Idade do Bronze, onde foram tratados especialmente para procriação através da mistura de raças, dando origem à raça Shetland de pôneis, amplamente conhecida nos dias de hoje. Diz-se que os pôneis originais de Foula eram cruzados com outros pôneis trazidos à ilha, como das regiões nórdicas.

Os pôneis da raça Shetland são descritos como lindos, com pernas curtas e densas pelagens, além de extremamente inteligentes. Originalmente, eram utilizados para carga, tração e também montaria, cumprindo todas estas tarefas com maestria devido à sua força. Não por acaso, pôneis Shetland têm sido usados no mundo todo para os mais diversos fins no percurso da história, como na revolução industrial onde a demanda por carvão era enorme e precisava-se destes animais para carga.

pôneis foula

Muitos dos pôneis de Foula vivem livremente, enquanto muitos outros são criados especialmente para procriação por alguns criadores. Hoje em dia, há também pôneis Shetland em Foula que são treinados para cumprirem exatamente o mesmo papel de cães guias, o que os torna ainda mais incríveis e amáveis.

Como chegar em Foula

Foula é um lugar incrivelmente belo, com características bucólicas magistrais que agradam aos olhos de qualquer pessoa. No entanto, tanta beleza assim não poderia ser de fácil acesso. Há basicamente apenas duas formas de se chegar em Foula: avião e barco.

Não há voos frequentes para a ilha, sendo mais ou menos uma partida por semana. Por isso, antes de ir, é necessário se programar bem, tanto para conseguir chegar a tempo de aproveitar as férias, quanto para saber o tempo que vai precisar ficar por lá até o próximo avião partir. O mesmo vale para cruzeiros que são ainda menos frequentes, podendo chegar ao cenário de semanas ou meses até passarem pela ilha.

pôneis foula 2

Breve histórico de Foula e seus poucos habitantes

Embora seja um lugar mundialmente conhecido, Foula não tem um grande número de habitantes. Atualmente sua população é de exatamente 31 habitantes, a maioria deles vive limitadamente de rendimentos do turismo ou do gado ovino. Na história, descreve-se que grande parte da população de Foula foi dizimada nos meados 1700 devido a uma epidemia de varíola que se abateu sobre a ilha. Como se trata de um local muito isolado, não era possível encontrar tratamento e cura a tempo. Neste episódio, estima-se que ao menos 90% da população tenho morrido por causa da varíola, não sendo capaz de se recuperar com o passar dos anos. Os pôneis, ao contrário dos seremos humanos, continuaram a viver e a se reproduzirem normalmente, dando conta de manter a população (ao menos de pôneis) da ilha viva.

Especialmente indicado para você:

OS 15 LAGOS MAIS LINDOS DA EUROPA

TURISMO NAS ALDEIAS: UM AUTÊNTICO PROGRAMA DE ÍNDIO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...