Tocantins: um paraíso para se descobrir


O Tocantins é uma boa opção de viagem para os meses de inverno. Tem praias de rio, lindas, de areia branca, o clima é ameno, céu azul e a cultura, muito própria. Neste artigo vos convidamos a uma viagem virtual e, quem sabe, você se anime e toque rumo à terra do capim dourado.

Praias de rio

Em julho começa a chamada operação de praia no Tocantins, ação esta que é organizada pelo Corpo de Bombeiros prevendo a segurança dos banhistas e frequentadores. Acontece que as praias do Rio Tocantins mudam de forma, ano a ano, conforme as correntezas vão e vêm. E as correntes de rio são bem diferentes daquelas de mar, pois ocorrem correntes paralelas à faixa de areia, são menos visíveis e, portanto, mais perigosas. Essa característica provoca acidentes quando os banhistas não a conhecem. Mas que isso não te impeça de ir ao Tocantis mergulhar em suas águas doces.

tocantins praia de rio 2

Foto: portaldotocantins

tocantins praia de rio

Foto: tripadvisor

Palmas, a capital

Palmas é a mais nova capital brasileira – vai cumprir 27 anos em maio de 2016 – e já está inserida no programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Caixa Econômica Federal.

Palmas tem sua base no desenvolvimento sustentável onde meio ambiente e ser humano estão no eixo principal. A cidade está inserida em uma região de grande beleza natural e comporta diversos parques urbanos, jardins e áreas verdes. Outro eixo da sustentabilidade de Palmas é a implantação de projetos de energias renováveis e limpas, na área urbana. Palmas, por si só, já é uma beleza para se conhecer e apreciar.

Na capital tocantinense, não deixe de visitar a Cachoeira do Roncador (veja fotos aqui) e o Parque Estadual do Lajeado.

Capim dourado, o ouro do Jalapão

É lá, no Jalapão do Tocantins, que cresce o capim dourado, Syngonanthus nitens Ruhland, uma planta originária da região, sempre-viva da família Eriocaulaceae e com o qual se fazem lindos artesanatos – pulseiras, brincos, bolsas, colares e até cadeiras e mesas. A particularidade deste capim é que, quanto mais se usa, mais dourado ele fica. De setembro a novembro se faz a colheita do capim dourado.

capim dourado

Leia mais: CAPIM DOURADO, RIQUEZA GENUÍNA BRASILEIRA

Para comprar os artesanatos dourados, visite o povoado de Mumbuca

Outros passeios

Tocantins tem inúmeros passeios na natureza – cachoeiras, matas, montes e rios – que valem a pena de ser palmilhados, calmamente, em carro ou à pé. Veja abaixo algumas boas dicas:

Memorial Luis Carlos Prestes, em Palmas – projeto de Oscar Niemeyer – é um museu que, com fotografias e objetos, conta a história da legendária Coluna Prestes, que existiu no Brasil entre 1922 e 1956, herança histórica do tenentismo, movimento político-militar de insatisfação com a Velha República, que exigia medidas como o voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda população. A Grande Marcha da Coluna Prestes, entre 1925 e 1927, percorreu todo o Araguaia e vários estados do nosso país.

Catedral Nossa Senhora das Mercês – arquitetura do século XIX no centro histórico de Palmas.

Pedra Furada – uma montanha, de pedra, perfurada de lado a lado, que oferece uma belíssima vista de onde se pode observar o por do sol, que é memorável. Para este passeio é bom contratar um guia e um veículo 4 X 4.

tocantins pedra furada

Foto: tripadvisor

Cachoeira da Velha, em Mateiros

tocantins cachoeira velha

Foto: tripadvisor

Cachoeira do Formiga, no Parque do Jalapão

tocantins cachoeira formiga

Foto: tripadvisor

A cultura do Tocantins

O Tocantins tem cidades históricas e um rico patrimônio cultural formado a partir das culturas de comunidades tradicionais, ribeirinhos, os povos indígenas e os quilombolas, descendentes dos escravos levados como mão de obra até o norte de Goiás

Festas populares, manifestações culturais que vale a pena você ver: Cavalhadas, Congo ou Congadas, a Festa de Nossa Senhora da Natividade, a Festa do Divino Espírito Santo, os Festejos de Nossa Senhora do Rosário, a Folia de Reis, Os Caretas,a Roda de São Gonçalo, Sússia e Jiquitaia.

Em agosto você pode presenciar no Tocantins, duas das mais interessantes manifestações culturais do estado – a Romaria do Nosso Senhor do Bonfim, de 06 a 17 de agosto, no povoado de Bonfim, em Natividade e, as Cavalhadas de Taquatinga, nos festejos de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Taquatinga, onde se apresentam cavaleiros vestidos como mouros e cristão, representando a caminhada de Carlos Magno. Tempos antigos da história humana que fincaram seu pé no nosso Brasil, país de mistura boa de gentes e culturas.

Especialmente indicados para você:

ITANHAÉM E SEU RIO DE HISTÓRIAS E PAISAGENS

CONHEÇA AS DEZ MAIS BELAS ILHAS DO MUNDO

HOMEM FAZ UMA VIAGEM INCRÍVEL EM BICI POR 11 ANOS!!!

Fonte: to.gov.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...