Parque Estadual da Cantareira – A floresta dentro da metrópole!


Atualmente, falar sobre a Cantareira é sinônimo de falar dos problemas com a falta d’água. No entanto, existe mais do que o reservatório de Cantareira para suprir as necessidades humanas e das empresas (maiores consumidoras de água do país), na região. Lá existe também o Parque Estadual da Cantareira.

Criado pelo Decreto Estadual nº 41.626 de 1963, o parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira e fica localizado na Zona Norte do estado de São Paulo, entre os municípios de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e até na capital, São Paulo.

Ou seja, se você cansou de passear pela “selva de pedrapaulistana, aprenda aqui que São Paulo apresenta, literalmente, de tudo para seus moradores e visitantes. É só procurar 🙂

Mata Atlântica

O Parque Estadual da Cantareira é uma pedaço que restou da rica Mata Atlântica. Possui aproximadamente 79 milhões de metros quadrados e é dividido em núcleos. É parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, e é mais um patrimônio natural da humanidade em solo nacional declarado pela UNESCO.

O que fazer no Parque Estadual da Cantareira?

Além de aproveitar o que resta da Mata Atlântica, os quatro núcleos de visitação (Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu), oferecem grandes experiências com o contato dos animais, paisagens fantásticas e muitas trilhas. Bom para descanso e até piqueniques familiares ou com a pessoa amada.

foto

foto

fotos:

Núcleo Pedra Grande

É o destaque do Parque Estadual da Cantareira, além de ter sido o primeiro núcleo criado no parque.

O Núcleo Pedra Grande tem várias trilhas fáceis de serem percorridas, sendo que, as atrações dessas trilhas são percebidas em seus nomes: Trilha Pedra Grande (9,6 Km), da Bica (1,5 Km), do Bugio (500 m) e das Figueiras (1 Km). Se você gosta de animais diferentes, é possível ver macacos corriqueiramente nas trilhas.

Além do Núcleo Pedra Grande, outras boas atrações do parque são o Lago das Carpas, que tem playground, e o Mirante da Pedra Grande, com 1.010 m de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e, em dias claros, é possível avistar a Serra do Mar.

foto

foto: vejasp

O Parque Estadual da Cantareira cobra nove reais a entrada e funciona aos sábados, domingos e feriados das oito da manhã às 17 horas.

Endereço: Rua do Horto, 1799.

Diversas opções de transporte, entre linhas de ônibus a linha Azul do metrô de São Paulo descendo na Estação Parada Inglesa.

Regras do Parque Estadual da Cantareira

As orientações do parque restringem:

– Qualquer atividade com fogo;

– Entrada de animais domésticos;

– Prática de esportes com bola, patins e skate;

– Bicicletas somente na trilha de bike, no Núcleo Engordador, e com uso de capacete;

– Veículos motorizados;

– Entrada de aparelhos/instrumentos sonoros;

– Soltar pipas;

– Nadar nas represas e lagos.

Talvez te interesse ler também:

ECOTURISMO EM SÃO PAULO

10 LINDOS PARQUES URBANOS NO MUNDO

ECOTURISMO EM BRASÍLIA: UM ROTEIRO VERDE PARA A CAPITAL DO PAÍS

Fonte foto capa: tripadvisor




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...