Dicas para uma viagem sustentável


Final de ano chegou e é hora de dar aquele relax fazendo uma viagem, preferivelmente curtindo roteiros ecoturísticos e ambientais. Que tal levar na sua mala algumas dicas de sustentabilidade? Com a ajuda do Passaporte Verde, criamos um pequeno roteiro para tornar sua viagem mais sustentável.

Planejamento da viagem:

É recomendável não hospedar-se em Áreas de Preservação Ambiental (APP). Exemplo: beiras de rios, lagos e praias, restingas e manguezais.

Fique em lugares próximos das regiões que deseja conhecer, assim economiza nas emissões feitas pelo transporte terrestre.

Em relação à passagem, sabemos que às vezes é difícil comprar uma com voo direto ao seu destino, mas, em todas às vezes que você o faz, ajuda a diminuir a emissão de carbono, pois boa parte das emissões de um avião acontece na decolagem e no pouso.

Leia também: O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2?

A respeito das malas, só carregue mais do que precisa se tiver a intenção de doar às pessoas que precisam no lugar para onde vai, ok? Sim, há pessoas necessitadas nas cidades turísticas, aprenda sobre isso em nosso artigo sobre o casal que faz o bem em suas viagens pela América.

Leia também: CASAL VIAJA PELA AMÉRICA ESPALHANDO PROJETOS DO BEM

Deixe sua casa impecável

Não saia de casa e deixe torneiras pingando. Feche-as corretamente e, se estiverem quebradas, conserte. Tire absolutamente tudo da tomada (com exceção da geladeira, claro), pois os eletrodomésticos consomem energia mesmo desligados, inclusive carregadores de celular fora de uso, porém, plugados na tomada.

Estadia

Fale a verdade: você trabalha oito ou mais horas por dia em um ambiente com ar condicionado, não é mesmo? Até as fábricas hoje estão utilizando aparelhos de ar condicionado para resfriar o ambiente e melhorar a qualidade do local para seus funcionários.

Então, precisa mesmo de mais ar-condicionado na sua viagem de férias? Dá para ficar sem, né?

Economize também a água. É comum os turistas consumirem três vezes mais água quando estão em viagem, e também jogue o lixo, no lixo.

Áreas naturais

Carregue uma sacola plástica para levar o lixo que produzir nesses locais contigo. Faça de tudo para que a natureza nem saiba que você lá esteve. Isso é bom para o meio ambiente e também para os próximos turistas que desejam visitar a beleza da natureza intocada!

O mesmo vale para quando for à praia.

Transporte

Sabe os artigos que fizemos sobre o fechamento da Avenida Paulista que gera tanta controvérsia porque parte do povo paulistano não quer andar de bicicleta e nem pegar o metrô para se deslocar? Então, jogue esse péssimo exemplo no lixo em suas viagens e vá de bike.

Está em uma orla? Pegue uma bicicleta ou faça uma corrida.

Mais pessoas que você conhece vão para o mesmo lugar? Dividam o carro.

A cidade tem trem e metrô? Use-os! Tanto lá fora quanto no Brasil. Pegar o metrô não é “chique” só quando estiver na Europa, não.

Siga essas dicas e ajude o meio ambiente em suas viagens!

Boas férias!

Talvez te interesse ler também:

DIGITAL DETOX NO FIM DE ANO: DICAS PARA DESINTOXICAÇÃO DA INTERNET E SMARTPHONES

fonte foto: shutterstock.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...